Ações antirracista do Colégio Equipe

16/02/2022

Car@s amig@s,

No ano de 2021 demos importantes passos na direção do fortalecimento de diretrizes e práticas de  uma educação antirracista. Entre os avanços, podemos destacar a adoção de ações afirmativas na contratação de profissionais em todos os níveis, incluindo a coordenação, ampliando a diversidade racial no ambiente escolar.

Outra ação importante foi a assessoria da ONG Ação Educativa, para análise do nosso currículo e de nossas práticas. O trabalho da assessoria envolveu a aplicação, junto à comunidade equipana, de um questionário sobre a questão racial e a realização de rodas de conversa com trabalhadores do Colégio, estudantes e familiares. A partir desse conjunto de atividades, a Ação Educativa analisou a questão no arcabouço institucional, propondo recomendações para o  aprimoramento das diretrizes antirracistas no Colégio Equipe.

Destaca-se ainda a parceira com a Universidade Zumbi dos Palmares, instituição com a qual o Instituto Equipe se reuniu regularmente no segundo semestre e que terá um papel importante no planejamento e nas práticas antirracistas do Colégio ao longo de 2022.

É preciso também registrar e reconhecer o papel da Comissão Antirracista, formada por responsáveis por alunos e alunas do Colégio Equipe. A constituição do grupo, a construção da pauta e o diálogo permanente com o Colégio e com o Instituto Equipe contribuíram para os avanços identificados ao longo do ano.

Agora, no ano de 2022, daremos início a uma nova parceria, igualmente importante na direção de práticas antirracistas no Colégio: a entrada de estudantes negros, oriundos de famílias que participam de movimentos de moradia no centro da cidade. A parceria contribui com outros valores e objetivos do Colégio, tais como: o reconhecimento das diferentes situações em que o(a) aluno(a) está inserido(a) e o desenvolvimento de uma consciência crítica da realidade, posicionando-se frente a ela e atuando de forma lúcida como cidadão.

A proposta dessa parceria não se constitui apenas da entrada de alunos e alunas vinculados aos movimentos de moradia, mas também pressupõe trocas e práticas pedagógicas em ocupações da área central da cidade. Acreditamos que essa parceria será importante pelas vivências e trocas entre os Movimentos e a comunidade do Equipe.

As nove bolsas de estudo integrais concedidas a estudantes negros, divididas pelos três ciclos escolares, foram possíveis graças ao esforço financeiro interno do Colégio Equipe. Todavia, será preciso um esforço mais amplo, que conta com nossa comunidade, para garantir recursos financeiros para gastos não cobertos com as mensalidades, tais como: transporte, alimentação, material escolar, atividades realizadas fora da escola, viagens etc. Para isso, o Instituto Equipe Cultura e Cidadania lançará nas próximas semanas uma campanha de financiamento coletivo, e desde já lhes convidamos a integrá-la, contribuindo diretamente se possível e participando da divulgação.

Agradecemos mais uma vez o apoio de todos e todas na construção de uma educação antirracista no Colégio Equipe, certos de que ainda há muito a caminhar e que se trata de um processo contínuo e coletivo, construído no diálogo e na prática.

Aproveitamos para dar boas vindas aos novos alunos e alunas, desejando um ótimo ano letivo a todos os estudantes equipanos.

Colégio Equipe

Instituto Equipe Cultura e Cidadania