Chamada Geral 2022 – 3º ano-Manhã

08/11/2022

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escola, Arte e Cultura Sábado
05 de Novembro
9h às 10h Alunos(as), educadores(as) e familiares
Atividade interna de socialização 2ª feira
07 de Novembro
Período de aula Alunos(as), educadores(as)
Roda de Capoeira 4ª feira
30 de Novembro
7h50 às 8h30 Alunos(as), educadores(as) e familiares
Apresentação de Música 5ª feira
08 de Dezembro
8h às 8h45 Alunos(as), educadores(as) e familiares

 

Escola, Arte e Cultura

Data: sábado, dia 05/11/2022
Horário: das 9h às 10h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

 

Livro de Contos de Fadas

Era uma vez camponeses, cavaleiros e príncipes, que superaram suas perdas vivendo aventuras com valentia e coragem. Conheceram florestas, vilarejos e lugares distantes, contando com a sabedoria dos velhos e das fadas e com a ajuda de objetos mágicos para enfrentar os desafios impostos por grandes dragões, bruxas e outros vilões. Recompensados por sua coragem e determinação, foram rumo a um final feliz.

As histórias deste livro são o resultado de muitas leituras e muitos estudos e, como nos contos, podemos dizer que nossas alunas e nossos alunos passaram por verdadeiros desafios. 

Estudaram a estrutura das narrativas, as características dos personagens, heróis, vilões e seres mágicos. Depois fizeram um roteiro e escreveram seus próprios contos, fazendo uso de todo o conhecimento adquirido, e então revisaram seus textos.  Para finalizar, ilustraram suas histórias, na busca de permitir que seus leitores e suas leitoras se aproximem mais de suas aventuras.

O resultado está no conto de cada um, na alegria de ter atravessado esse caminho com suas potencialidades e seus limites.  


Téo Rabeh Neiva – 3º ano-Manhã/2022

Professoras responsáveis: Maria Lúcia Rodrigues, Mikaela Sepúlveda e Letícia Ruocco

 

“Galeria de vilões e seres mágicos” – 3º ano-Manhã e 3º ano-Tarde 

A galeria de personagens apresentará as criações das alunas e dos alunos do 3º ano.

“Era uma vez um livro…”, produzido pelas crianças da tarde, narra a jornada de grandes heróis e heroínas em busca de amor, liberdade e bondade. Cada um e cada uma teve que enfrentar vilões e vilãs que não facilitaram as suas vidas! Por sorte, os heróis e as heroínas contaram com a ajuda de seres mágicos, vindos do livro “Contos de Magia”, escrito pelas crianças da manhã, e assim puderam enfrentar e vencer as terríveis pessoas que não lhes davam sossego e só criavam problemas!

Na exposição, vocês poderão conhecer esses personagens tão importantes dos contos de fadas, que trouxeram emoção, desafios e muita magia para as nossas histórias.


Joaquim Tosta Margotto – 3º ano-Manhã/2022

Professoras responsáveis: Maria Lúcia Rodrigues, Mikaela Sepúlveda e Letícia Ruocco (manhã) / Daniela de Amorim e Julia Kayano (tarde)

 

 

Linha do tempo

Você acha que os portugueses descobriram o Brasil?

Então observe nossa linha do tempo e veja quantos povos viveram aqui milênios antes dos portugueses chegarem.

É impressionante ver o tamanho dessa linha e constatar que 522 anos não são suficientes para expressar a riqueza de nossa história.

Essa história envolve desde um território em que caçadores-coletores conviviam com dentes de sabre e preguiças gigantes até a existência de populações numerosas, que dominavam técnicas de piscicultura, agricultura, cerâmica e de outros objetos úteis para a sobrevivência desses povos. Além disso, pinturas rupestres mostram que muitos outros povos andavam por aqui antes de 1500.

Partimos de uma pesquisa sobre fatos históricos e, ao longo do ano, estudamos achados arqueológicos que mostram como era a vida em nosso país antes de 1500. A principal fonte de nossas pesquisas foi o livro “A terra de mil povos”, de Kaká Werá Jacupé.

Esse trabalho ainda está em construção e até o final do ano pretendemos chegar a conhecer alguns povos indígenas da atualidade, mostrando um pouco da luta pela sobrevivência e da riqueza e diversidade desses povos.

Professores responsáveis: Maria Lucia Souza, Mikaela Sepulvida e Letícia Ruocco

 

Exposição de Artes – “Pinturas Monocromáticas”

No projeto de pintura monocromática, usamos as plantas como referência para criar diversos tons de verde a partir da mistura de tintas.

Nesta proposta, a descoberta de formatos, estampas e tonalidades das folhagens guiou os olhares das crianças na realização de uma série de desenhos de observação, um desafio importante para o aprimoramento do traçado e da atenção aos detalhes. com pincéis de todo tipo (grossos, finos, achatados e redondos) os desenhos ganharam camadas de tons diferentes de verde no desafio de representar cada planta em sua riqueza de detalhes.

Neste processo, o 3º ano entrou em contato com os procedimentos da pintura e seu instrumental, tipos de pincel, tempo de secagem da tinta, cobertura dos pigmentos, no intuito de apurar a produção nesta linguagem visual que encanta pela materialidade e vibração das cores.

Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba

 

Exposição de Artes – “Pinturas Gigantes”

Após a exploração do verde no projeto “Pintura monocromática”, o 3º ano partiu para a variedade de cores no projeto destas pinturas em larga escala.  O trabalho teve início na apreciação de fotos de dois painéis da artista Aline Bispo,  pintados nas empenas de edifícios do Minhocão. 

Reconhecendo o entorno da escola, as crianças do 3º ano levantaram comentários e impressões sobre os elementos visuais e também questões sobre como as pinturas são feitas em tamanho tão grande.

Para vivenciar parte destas questões, usamos a projeção da imagem como recurso. Inicialmente as crianças desenharam em transparências colocadas sobre fotografias e em seguida ampliaram os desenhos com uso do retroprojetor. Com os traços aplicados no papel, passaram a colorir as grandes figuras, explorando assim a expansão dos gestos, a livre combinação entre as cores e o impacto visual das formas coloridas de grandes proporções.

Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba

 

Exposição de Inglês – “Little Market”

Nas aulas de inglês deste trimestre, os alunos e as alunas do 3° ano aprenderam o nome de algumas Foods, de objetos e coisas countable/uncountable e também a fazer algumas perguntas como: how much/how many. Para praticar de maneira lúdica, significativa e divertida, decidimos ir às compras. Colocamos a mão na massa e criamos um mercadinho utilizando material reciclado, dinheirinho de brincadeira e os brinquedos do GI. Fizemos também listas de mercado, usamos a imaginação e brincamos muito. 

Professora e professor responsáveis: Bianca Figueiredo e Pedro Goes

 

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 07/11/2022
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de 2º e 3º ano

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

As crianças se preparam para apresentar aos colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão, neste ano, crianças de 2º e 3º ano. 

 

Roda de Capoeira

Data: Quarta-feira, dia 30/11/2022
Horário: das 7h50 às 8h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 2º e 3º ano-Manhã

A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.

 Neste ano, o 2º e o 3º ano terão o desafio de fazer uma demonstração especial e contamos com a participação dos familiares para prestigiar esse momento importante de ritualização dos aprendizados.

 Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

Apresentação de Música

Data: quinta-feira, dia 08/12/2022
Horário: das 8h às 8h45
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 2º e 3º ano-Manhã

As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar o momento de vivência musical que, de certa forma, conclui o ciclo/processo de aprendizagem. Ao vivenciar a prática e a execução musical do repertório estudado ao longo do ano, os alunos e alunas demonstram, em suas produções, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:

  • Duração: pulso e divisão rítmica;
  • Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação
  • Intensidade: interpretação, dinâmica
  • Timbre: qualidade e personalidade do som
  • Expressividade e Autonomia

A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação por parte da professora e do professor e para a autoavaliação da criança diante de suas produções.

 Nossas apresentações serão constituídas por recortes de aulas, para mostrar a dinâmica das aulas e como se dá o processo de construção dos repertórios. Para algumas séries, apresentaremos pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, músicas tradicionais de outras partes do mundo, música de matriz africana, e músicas do chamado cancioneiro popular brasileiro.

 

Professora e professor responsáveis: Rosana Araújo e Henrique Paulino da Silva

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
  GI Manhã
GI Tarde
1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série

Chamada Geral 2022 – 3º ano-Manhã

08/11/2022

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escola, Arte e Cultura Sábado
05 de Novembro
9h às 10h Alunos(as), educadores(as) e familiares
Atividade interna de socialização 2ª feira
07 de Novembro
Período de aula Alunos(as), educadores(as)
Roda de Capoeira 4ª feira
30 de Novembro
7h50 às 8h30 Alunos(as), educadores(as) e familiares
Apresentação de Música 5ª feira
08 de Dezembro
8h às 8h45 Alunos(as), educadores(as) e familiares

 

Escola, Arte e Cultura

Data: sábado, dia 05/11/2022
Horário: das 9h às 10h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

 

Livro de Contos de Fadas

Era uma vez camponeses, cavaleiros e príncipes, que superaram suas perdas vivendo aventuras com valentia e coragem. Conheceram florestas, vilarejos e lugares distantes, contando com a sabedoria dos velhos e das fadas e com a ajuda de objetos mágicos para enfrentar os desafios impostos por grandes dragões, bruxas e outros vilões. Recompensados por sua coragem e determinação, foram rumo a um final feliz.

As histórias deste livro são o resultado de muitas leituras e muitos estudos e, como nos contos, podemos dizer que nossas alunas e nossos alunos passaram por verdadeiros desafios. 

Estudaram a estrutura das narrativas, as características dos personagens, heróis, vilões e seres mágicos. Depois fizeram um roteiro e escreveram seus próprios contos, fazendo uso de todo o conhecimento adquirido, e então revisaram seus textos.  Para finalizar, ilustraram suas histórias, na busca de permitir que seus leitores e suas leitoras se aproximem mais de suas aventuras.

O resultado está no conto de cada um, na alegria de ter atravessado esse caminho com suas potencialidades e seus limites.  


Téo Rabeh Neiva – 3º ano-Manhã/2022

Professoras responsáveis: Maria Lúcia Rodrigues, Mikaela Sepúlveda e Letícia Ruocco

 

“Galeria de vilões e seres mágicos” – 3º ano-Manhã e 3º ano-Tarde 

A galeria de personagens apresentará as criações das alunas e dos alunos do 3º ano.

“Era uma vez um livro…”, produzido pelas crianças da tarde, narra a jornada de grandes heróis e heroínas em busca de amor, liberdade e bondade. Cada um e cada uma teve que enfrentar vilões e vilãs que não facilitaram as suas vidas! Por sorte, os heróis e as heroínas contaram com a ajuda de seres mágicos, vindos do livro “Contos de Magia”, escrito pelas crianças da manhã, e assim puderam enfrentar e vencer as terríveis pessoas que não lhes davam sossego e só criavam problemas!

Na exposição, vocês poderão conhecer esses personagens tão importantes dos contos de fadas, que trouxeram emoção, desafios e muita magia para as nossas histórias.


Joaquim Tosta Margotto – 3º ano-Manhã/2022

Professoras responsáveis: Maria Lúcia Rodrigues, Mikaela Sepúlveda e Letícia Ruocco (manhã) / Daniela de Amorim e Julia Kayano (tarde)

 

 

Linha do tempo

Você acha que os portugueses descobriram o Brasil?

Então observe nossa linha do tempo e veja quantos povos viveram aqui milênios antes dos portugueses chegarem.

É impressionante ver o tamanho dessa linha e constatar que 522 anos não são suficientes para expressar a riqueza de nossa história.

Essa história envolve desde um território em que caçadores-coletores conviviam com dentes de sabre e preguiças gigantes até a existência de populações numerosas, que dominavam técnicas de piscicultura, agricultura, cerâmica e de outros objetos úteis para a sobrevivência desses povos. Além disso, pinturas rupestres mostram que muitos outros povos andavam por aqui antes de 1500.

Partimos de uma pesquisa sobre fatos históricos e, ao longo do ano, estudamos achados arqueológicos que mostram como era a vida em nosso país antes de 1500. A principal fonte de nossas pesquisas foi o livro “A terra de mil povos”, de Kaká Werá Jacupé.

Esse trabalho ainda está em construção e até o final do ano pretendemos chegar a conhecer alguns povos indígenas da atualidade, mostrando um pouco da luta pela sobrevivência e da riqueza e diversidade desses povos.

Professores responsáveis: Maria Lucia Souza, Mikaela Sepulvida e Letícia Ruocco

 

Exposição de Artes – “Pinturas Monocromáticas”

No projeto de pintura monocromática, usamos as plantas como referência para criar diversos tons de verde a partir da mistura de tintas.

Nesta proposta, a descoberta de formatos, estampas e tonalidades das folhagens guiou os olhares das crianças na realização de uma série de desenhos de observação, um desafio importante para o aprimoramento do traçado e da atenção aos detalhes. com pincéis de todo tipo (grossos, finos, achatados e redondos) os desenhos ganharam camadas de tons diferentes de verde no desafio de representar cada planta em sua riqueza de detalhes.

Neste processo, o 3º ano entrou em contato com os procedimentos da pintura e seu instrumental, tipos de pincel, tempo de secagem da tinta, cobertura dos pigmentos, no intuito de apurar a produção nesta linguagem visual que encanta pela materialidade e vibração das cores.

Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba

 

Exposição de Artes – “Pinturas Gigantes”

Após a exploração do verde no projeto “Pintura monocromática”, o 3º ano partiu para a variedade de cores no projeto destas pinturas em larga escala.  O trabalho teve início na apreciação de fotos de dois painéis da artista Aline Bispo,  pintados nas empenas de edifícios do Minhocão. 

Reconhecendo o entorno da escola, as crianças do 3º ano levantaram comentários e impressões sobre os elementos visuais e também questões sobre como as pinturas são feitas em tamanho tão grande.

Para vivenciar parte destas questões, usamos a projeção da imagem como recurso. Inicialmente as crianças desenharam em transparências colocadas sobre fotografias e em seguida ampliaram os desenhos com uso do retroprojetor. Com os traços aplicados no papel, passaram a colorir as grandes figuras, explorando assim a expansão dos gestos, a livre combinação entre as cores e o impacto visual das formas coloridas de grandes proporções.

Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba

 

Exposição de Inglês – “Little Market”

Nas aulas de inglês deste trimestre, os alunos e as alunas do 3° ano aprenderam o nome de algumas Foods, de objetos e coisas countable/uncountable e também a fazer algumas perguntas como: how much/how many. Para praticar de maneira lúdica, significativa e divertida, decidimos ir às compras. Colocamos a mão na massa e criamos um mercadinho utilizando material reciclado, dinheirinho de brincadeira e os brinquedos do GI. Fizemos também listas de mercado, usamos a imaginação e brincamos muito. 

Professora e professor responsáveis: Bianca Figueiredo e Pedro Goes

 

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 07/11/2022
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de 2º e 3º ano

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

As crianças se preparam para apresentar aos colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão, neste ano, crianças de 2º e 3º ano. 

 

Roda de Capoeira

Data: Quarta-feira, dia 30/11/2022
Horário: das 7h50 às 8h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 2º e 3º ano-Manhã

A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.

 Neste ano, o 2º e o 3º ano terão o desafio de fazer uma demonstração especial e contamos com a participação dos familiares para prestigiar esse momento importante de ritualização dos aprendizados.

 Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

Apresentação de Música

Data: quinta-feira, dia 08/12/2022
Horário: das 8h às 8h45
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 2º e 3º ano-Manhã

As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar o momento de vivência musical que, de certa forma, conclui o ciclo/processo de aprendizagem. Ao vivenciar a prática e a execução musical do repertório estudado ao longo do ano, os alunos e alunas demonstram, em suas produções, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:

  • Duração: pulso e divisão rítmica;
  • Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação
  • Intensidade: interpretação, dinâmica
  • Timbre: qualidade e personalidade do som
  • Expressividade e Autonomia

A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação por parte da professora e do professor e para a autoavaliação da criança diante de suas produções.

 Nossas apresentações serão constituídas por recortes de aulas, para mostrar a dinâmica das aulas e como se dá o processo de construção dos repertórios. Para algumas séries, apresentaremos pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, músicas tradicionais de outras partes do mundo, música de matriz africana, e músicas do chamado cancioneiro popular brasileiro.

 

Professora e professor responsáveis: Rosana Araújo e Henrique Paulino da Silva

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
  GI Manhã
GI Tarde
1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 97374 – 8388

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2022

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 97374 – 8388

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2022