EF I – 2º a 5º ano – Período integral presencial

Às famílias de alunos e alunas de 2º a 5º ano,

Assunto

Retomada do período integral

A retomada do período integral presencial vem sendo planejada e detalhada ao longo deste semestre.

Embora nossa intenção fosse dar início a essa nova rotina ainda neste final de semestre, adiamos a retomada para agosto, em função de questões que resumimos a seguir.

Houve um aumento de casos de COVID-19 na escola neste final de semestre, com necessidade de isolamento de vários grupos. Adiar o início de uma convivência mais intensa poderá evitar que mais grupos tenham que voltar para as aulas por videoconferência, o que entendemos que temos que evitar ao máximo. Estamos com problemas também para ter profissionais disponíveis para as substituições diariamente necessárias, considerando os afastamentos por sintomas ou diagnóstico de COVID-19, o que pode se intensificar com o início do período integral.

O Acampamento do 4º e 5º ano foi adiado para final de junho e queremos tentar garantir que ele possa acontecer nesta data. Ampliar a convivência e almoçar na escola poderiam aumentar o risco de termos que adiar este evento novamente.

Teremos que fazer um ajuste no horário de aulas do período regular para 2º a 5º ano da manhã, que passarão a ocorrer entre 7h50 e 12h20, bem como no horário de trabalho dos profissionais envolvidos, e entendemos que recontratar isso de um semestre para o outro, avisando com antecedência, é importante para que as pessoas possam se reorganizar.

Com relação à rotina do dia do período integral, o momento da alimentação na escola é o mais delicado, já que é quando todas as crianças terão que tirar as máscaras. Manteremos as bolhas com os grupos se alternando em dois espaços diferentes. Nos momentos de parque, no entanto, reuniremos crianças de 2º e 3º ano e crianças de 4º e 5º ano, tanto no período regular quanto no contra turno, para que todos os grupos tenham a oportunidade de utilizar o parque, o que avaliamos ser essencial na rotina escolar. Isso significa que esses grupos passarão a ser uma bolha única, sempre em momentos de uso de máscara, mas com possibilidade de isolamento de duas turmas em caso de ocorrência de surto em uma delas.

Estamos preparando tudo com muito cuidado, felizes por poder retomar mais este aspecto de nossa vida escolar. Em um novo comunicado, detalharemos como se dará a reorganização das atividades curriculares com a retomada das atividades presenciais do integral.

Coordenação do Colégio Equipe

EF I – 2º a 5º ano – Período integral presencial