EF I – 4º e 5º ano – Acampamento Repúbllica Lago

04/05/2022

Às famílias de 4º e 5º ano,

Conforme explicitado anteriormente, a viagem ao Acampamento Repúbllica Lago é uma atividade curricular de integração, que tem por objetivo promover o fortalecimento de vínculos entre as crianças e delas conosco.

Nos encontros com as crianças para preparar essa atividade, lidamos com a expectativa da viagem, mas também com a de poderem encontrar e brincar com as crianças dos outros grupos. Sabemos que é uma atividade que propicia uma experiência individual importante, mas é, sobretudo, uma atividade cujo sentido se constrói coletivamente.

Previmos a possibilidade de ir sem alguns alunos, mas infelizmente, talvez em função de outras viagens bem-sucedidas (no ano passado e na semana passada), deixamos de prever e avisar a vocês que a viagem, para se realizar, precisaria contar com a participação de todos os grupos envolvidos. Não fomos nem seremos capazes de deixar um grupo em aulas on-line enquanto os demais vão para o Acampamento, nem poderemos levar depois um grupo sozinho para essa atividade, tanto por uma limitação do próprio Acampamento como pela impossibilidade de integração, o que fere o princípio da proposta.

Além do grupo que teve as atividades presenciais suspensas, o contexto escolar estava trazendo mais riscos para a nossa viagem, já que crianças de outros grupos também haviam testado positivo, tido contato com pessoas com diagnóstico de COVID-19 ou estavam com irmãos(ãs) em isolamento por terem tido contato com casos positivos. Vários grupos da escola tiveram suas atividades presenciais suspensas na semana passada e nesta.

Gostaríamos de contar com o apoio de vocês na conversa com as crianças sobre esse sentido coletivo das propostas da escola, convidando-as a se colocarem no lugar de quem perderia a atividade, ao mesmo tempo em que juntos(as) legitimamos e nos solidarizamos com o sofrimento gerado pelos contratempos do nosso contexto. Entendemos que as crianças são capazes de construir conosco esse olhar e de dar a ele um sentido de cuidado, mantendo a confiança de que estamos a favor de suas experiências e aprendizados, o que é fundamental para que possamos manter com elas a confiança necessária para o nosso percurso comum.

Estamos remarcando a viagem para os dias 22 a 24 de junho. Contamos com a colaboração de vocês para preparar novamente todos os detalhes que a viagem envolve, esperando que com o cuidado de todas e todos e com um pouco de sorte possamos, desta vez, viajar com todos os grupos, condição para que a viagem se realize. Se tivermos que adiar novamente, a viagem se realizará apenas no 2º semestre, já que há poucas datas disponíveis no Acampamento.

Lembramos que nos 14 dias antes da viagem recomendamos rigor com os protocolos de prevenção à COVID-19, o que deve valer para as crianças e para todas as pessoas de sua família ou com quem elas moram ou se encontram. Nosso período de resguardo caprichado será de 7 a 21 de junho.

Em breve enviaremos o novo cronograma da viagem, com as datas para a entrega dos documentos necessários e os horários de saída e retorno.

Estamos à disposição para quaisquer dúvidas ou necessidades.

Flávio Cidade, Luciana Gamero e Sheila Valezi

Orientação de 4º e 5º ano

Adriana Mangabeira e Rita de Oliveira

Coordenação da atividade

EF I – 4º e 5º ano – Acampamento Repúbllica Lago

04/05/2022

Às famílias de 4º e 5º ano,

Estamos à disposição para quaisquer dúvidas ou necessidades.

Flávio Cidade, Luciana Gamero e Sheila Valezi

Orientação de 4º e 5º ano