EI e EF I – GI a 5º ano – Comemoração de Aniversários em 2022

04/03/2022

Assunto: Comemoração de aniversário no espaço escolar de GI a 5º ano

Caras famílias de nossos alunos e alunas,

Começamos mais um ano de convivência ainda em meio a notícias sobre a Pandemia que nos levaram, desde o ano passado, a modificar algumas regras a respeito das comemorações de aniversário na escola.

Sabemos da importância das comemorações para nossos(as) alunos(as) e por conta disso resolvemos estabelecer essas novas regras para que possamos, com a ajuda de vocês, propiciar momentos gostosos, nos quais as crianças possam se reunir (sem aglomeração) e compartilhar com todos(as) de sua classe a alegria de fazer aniversário.

Os aniversários dos(as) alunos(as) poderão então ser comemorados na escola, no horário de lanche, desde que combinados com pelo menos uma semana de antecedência com a Rita de Oliveira, Assistente de Coordenação. Esta comunicação pode ser feita, com antecedência também, através de e-mail (secretaria@colegioequipe.g12.br  e  equipe@colegioequipe.g12.br, colocando aos cuidados de Rita de Oliveira).

Vale lembrar que neste momento a comemoração se restringirá exclusivamente aos participantes da turma da criança aniversariante. Irmãos ou irmãs que cursem até o 5º ano não poderão comparecer à comemoração, já que no espaço escolar estamos preservando os agrupamentos de forma a não realizar encontros entre eles, para garantir a possibilidade de rastreamento e isolamento de eventuais grupos caso surja alguma possibilidade de contaminação.

Neste momento pandêmico teremos como regra que as comemorações dos aniversários poderão acontecer desde que o bolo da comemoração seja trazido para o Colégio em formato de pequenos bolinhos (os chamados cupcakes), embalados individualmente em saquinhos plásticos (ou de celofane) para garantirmos a higiene no momento da distribuição.

Nenhum outro apetrecho ou complemento é necessário nesse momento, já que a comemoração não incluirá o momento de assoprar a vela, por conta de respeitarmos os protocolos de prevenção de transmissão de doenças no espaço escolar. Pensamos em algumas sugestões que o(a) aniversariante pode trazer como forma de partilhar um momento significativo com sua turma: vocês podem nos enviar um pendrive com uma lista de músicas (playlist) que poderão ser tocadas na hora do aniversário, ou ainda um livro que o(a) aniversariante goste muito e que possa ser lido no contexto da comemoração pelas professoras.

No que se refere a comemorações fora do espaço escolar, ressaltamos que não consideramos que é momento ainda para esse tipo de evento, dada a situação sanitária que vivemos. Caso a família opte por realizar alguma comemoração fora da escola, solicitamos que não organize a saída direto da escola, porque ainda não temos como cuidar dessa organização e nossa rotina está planejada com saídas escalonadas, separando na medida do possível os diferentes grupos etários.

Contamos com a compreensão de todas e todos e ressaltamos que essas novas regras poderão ser flexibilizadas ao longo do ano, conforme a situação sanitária permitir.

Rita de Cássia de Oliveira

Assistente de Direção e de Coordenação