EM – 2ª série – SUSPENSÃO DE AULA PRESENCIAL – 25 de abril

25/04/2022

Estudantes da 2ª série e seus familiares,

Fomos contatados durante o feriado, após nosso trabalho de campo ocorrido em 20/04, por quatro famílias da turma, que notificaram diagnóstico de Covid-19 de seus filhos, embora tenha havido em campo o cumprimento dos protocolos previstos no boletim eletrônico sobre esse trabalho. Segundo as famílias, todos apresentam sintomas leves.

Cumprindo nosso protocolo, do qual copiamos abaixo excertos para facilitar a circulação de informações, todos os estudantes da 2ª série deverão permanecer afastados nesta segunda-feira, dia 25/04, assistindo suas aulas remotamente.

Poderão retornar presencialmente na terça-feira, dia 26/04, quando tiverem sido completados 5 dias após o contato, estudantes que não tenham manifestado sintomas e tenham resultado negativo em testagem realizada na segunda-feira, dia 25/04, 5º dia após o contato.

Estudantes que testaram positivo poderão retornar presencialmente na quinta-feira, dia 28/04, quando tiverem completado 7 dias após o contato, desde que se mantenham sem sintomas e com testagem negativa, realizada a partir do 5º dia a contar do dia seguinte à data do início dos sintomas.

PROTOCOLO – Excertos

5. Contato na perua escolar

O uso do transporte escolar é entendido, no contexto da pandemia, como uma extensão do ambiente escolar. Especificamente, todos(as) que compartilham o veículo são considerados(as) contatos próximos, independentemente do tempo de permanência, ventilação ou ainda uso constante e adequado de máscaras. Desta forma, a ocorrência de casos suspeitos ou confirmados desencadeia ações de prevenção e controle frente ao caso suspeito e aos que compartilham o veículo.

a. Ocorrência de um caso suspeito: o(a) aluno(a) será afastado para elucidação diagnóstica e serão encaminhadas as orientações cabíveis às demais famílias.

b. Ocorrência de um caso confirmado: todos(as) os(as) alunos(as) que compartilham o veículo deverão seguir os procedimentos recomendados para “Contato próximo com casos confirmados de COVID-19”, constantes no item 3.

3. Contato próximo com casos confirmados de COVID-19 dentro ou fora da escola

Procedimentos e retorno às atividades escolares:

a. Quando o(a) aluno(a) tiver sintomas: isolamento domiciliar por 7 dias a contar da data do contato. Poderá retornar a partir do 8º dia desde que se mantenha sem sintomas e com testagem (RT-PCR, RT-LAMP ou teste de antígeno) coletado a partir do 5º dia a contar do dia seguinte à data do início dos sintomas, com resultado negativo (ou indetectável). Caso contrário, deverá cumprir 10 dias de isolamento. Para o retorno no 8º dia, será obrigatório o uso de máscara PFF2 ou N95 bem ajustada ao rosto e muita atenção aos protocolos de distanciamento e higienização das mãos até o 10º dia a contar do início dos sintomas.

b. Quando o(a) aluno(a) não tiver sintomas: quarentena de 5 dias a partir do contato. Poderá retornar desde que se mantenha assintomático(a) no período e com testagem (RT-PCR RT-LAMP ou de antígeno) coletado no 5º dia a partir do dia seguinte do último contato, com resultado negativo (ou indetectável). Caso contrário, deverá cumprir 10 dias de isolamento. Para o retorno no 6º dia, será obrigatório o uso de máscara PFF2 ou N95 bem ajustada ao rosto e muita atenção aos protocolos de distanciamento e higienização das mãos até o 14º dia a contar do início dos sintomas.

As aulas da segunda-feira, dia 25/04, serão transmitidas pelos links disponibilizados no Mural da Sala de Aula da 2ª série da plataforma Google. Os estudantes devem estar atentos aos links específicos para suas respectivas turmas de Inglês e Cursos Temáticos. Lembramos aos estudantes da 2ªA que não é possível realizar transmissão da aula de Educação Física e recomendamos que se exercitem no momento da aula dessa disciplina.

As duas classes da 2ª série têm agendada para esta segunda-feira, dia 25/04, a presença da Profª. Ausonia Donato, diretora pedagógica do Colégio Equipe, como convidada na aula de Orientação Educacional, que terá como tema Concepções de Educação. A Professora Ausonia se programou para o encontro com as segundas séries neste dia e não dispõe de agenda para alteração no momento. Dessa forma, todos os combinados feitos para recebê-la estão mantidos. Ela estará nos links das classes aguardando por todos.

Lembramos que são considerados presentes em aulas remotas estudantes com câmeras abertas e que respondam aos seus educadores.

Gostaríamos ainda de ressaltar que temos recomendado diretamente aos estudantes máximo cuidado com uso de máscaras e avaliação de situações de convívio, visando à sua própria segurança, à de seus familiares, educadores e familiares de seus educadores. Mais uma vez, solicitamos a cada um dos estudantes e a suas famílias que busquem manter práticas que favoreçam a segurança de toda a comunidade.

Coordenação do Ensino Médio

EM – 2ª série – SUSPENSÃO DE AULA PRESENCIAL – 25 de abril

25/04/2022

Estudantes da 2ª série e seus familiares,