EM – 2ª série – Trabalho em campo

06/04/2022

Aos estudantes da 2ª série e seus familiares,

Trabalho em campo (Rio Tietê)

Na quarta-feira, 20/04, realizaremos o trabalho em campo dentro do projeto “O que as rochas e as águas nos contam?”, que envolve as disciplinas de Geografia, Química e Física.

O encontro na quadra do Colégio Equipe será às 7h, para que saiamos impreterivelmente às 7h30. A previsão de retorno é para 18h. É imprescindível a participação de todos os estudantes. O acompanhamento será feito pelos professores Antônio Carlos (Geografia), Renata (Física), Roosevelt (Química), Hélika (Biologia) e pela orientadora.

Os alunos devem levar: o roteiro a ser entregue em 12/04, material para anotação, lanches não perecíveis que possam ser consumidos fora do ônibus, tanto pela manhã quanto à tarde. O almoço será realizado no restaurante Cafundó, em Itu.

Será necessária atenção especial às roupas e aos calçados. Todos devem usar camiseta do Colégio Equipe em bom estado (a ser adquirida na Secretaria, antes do dia da saída a campo), vestir calças compridas jeans ou similar e calçar tênis ou sapatos fechados. O uso de máscara é obrigatório, exceto durante momentos de alimentação, quando deve ser seguida a orientação de não falar. Lembramos que circularemos próximos ao rio; portanto, haverá insetos. Recomendamos o uso de protetor solar e repelente, que precisam ser reaplicados ao longo do dia; no caso de repelente, especialmente por alunos que não tenham sido vacinados contra a febre amarela. Sugerimos que cada aluno tenha em sua mochila/bolsa: capa de chuva, boné, embalagem pequena de álcool gel para uso pessoal e máscaras reserva.

Lembramos que o campo é situação de estudo e, portanto, celulares deverão permanecer desligados durante todos os momentos de trabalho.

Autorização de viagem

Desde 2019, ficou estabelecido, de acordo com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que crianças e adolescentes até 16 anos que viajem acompanhados por terceiros (não familiares) devem portar:

• autorização de um responsável com firma reconhecida em cartório (autorização feita por pai, mãe ou responsável legal, com firma reconhecida por semelhança ou autenticidade ou por escritura pública, informando o destino, quem acompanhará o jovem e por quanto tempo, assinalando se é válida para ida e volta ou somente para a ida);
  • documento original (certidão de nascimento ou documento de identidade com foto).

A ausência destes documentos impede o embarque dos estudantes na viagem, mesmo para atividade de um dia.

Para o modelo de autorização acessar ao link que foi enviado no Boletim Eletrônico para seu email.

Solicitamos que a autorização, válida para ida e volta, e com firma reconhecida, seja entregue na Secretaria do Colégio até o dia 18 de abril, junto com um documento original (certidão de nascimento ou carteira de identidade).

Graça Maria Marino Totaro

Orientadora Educacional e Pedagógica

EM – 2ª série – Trabalho em campo

06/04/2022