Live – A questão indígena: massacre e resistência – parte II

20/03/2023

São Paulo, 20 de março de 2023.

Car@s amig@s,

Dando sequência ao ciclo de reflexões sobre temas atuais que o Instituto Equipe Cultura e Cidadania e o Colégio Equipe têm promovido desde 2019, vamos realizar na próxima quinta-feira, 23 de março, uma nova live sobre a questão indígena.

Em agosto de 2021 já havíamos realizado uma primeira live sobre esse tema. Denominada A questão indígena: massacre e resistência, o encontro teve as participações do escritor e ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, Ailton Krenak, e do roteirista e cineasta Luiz Bolognesi. Esse encontro pode ser (re)visto acessando a página do Colégio Equipe no Youtube.

Agora voltaremos ao tema, que segue mais atual que nunca, sobretudo com as recentes notícias que nos chegam sobre ataques à comunidade Yanomami e a omissão do estado brasileiro, especialmente nos quatro anos do governo que se encerrou em 2022.

Vivemos um momento de esperança de reversão dessa situação de abandono e ataques, com a criação do Ministério dos Povos Originários, tendo à frente Sônia Guajajara. Todavia, a questão indígena segue sendo um desafio para a sociedade brasileira. Um desafio fundamental quando se pensa na preservação das florestas, já que 24% do território amazônico pertencem a reservas indígenas e 97% desses territórios seguem cobertos de florestas e vegetação nativa. Dessa constatação se depreende que é impossível discutir a questão climática sem debater a questão indígena. Ademais, é preciso ter uma política pública para lidar com indígenas que se encontram em território urbano. Vale lembrar que a própria cidade de São Paulo abriga tribos da etnia Guarani.

Para essa reflexão, convidamos Júnior Hekurare que é presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami (Codisi – YY) e da Urihi – Associação Yanomami e tem sido uma voz importante na tentativa de resolver a situação emergencial do seu povo. A outra convidada é Jera Guarani, liderança da aldeia Tenondé Porã e Kalipety. Agricultora de sementes tradicionais, atua também como agente ambiental na aldeia Kalipety. Formada em Pedagogia pela USP, abandonou a carreira de professora depois de 17 anos, para se dedicar aos trabalhos com jovens e mulheres e às ações de fortalecimento da cultura do seu povo. A mediação do encontro ficará sob a responsabilidade do professor de Ciências e Tecnologias do Colégio Equipe, Mauro Pontes Langhi Júnior.

A presença musical, que não pode faltar em nossos encontros, será de Talita del Collado. Talita é cantora, percussionista, compositora, produtora musical e faz parte do Trio Mana Flor, grupo feminino que tem a música nordestina como principal repertório e já participou de festivais no Brasil e no exterior. Talita assina a trilha sonora do filme sobre os povos Yanomami, A Última Floresta, de Luiz Bolognesi, 2021.

Retomando: a live acontecerá na próxima quinta-feira, dia 23 de março, às 20h. Para assisti-la, basta acessar o canal do Colégio Equipe no YouTube ou o link https://www.youtube.com/live/AGwfnSz7E8A?feature=share

Esse é um evento aberto; portanto, fiquem à vontade para divulgá-lo e convidar amigos, amigas, familiares e pessoas que tenham interesse sobre o tema.

Esperamos vocês!

Instituto Equipe Cultura e Cidadania

Colégio Equipe

Live – A questão indígena: massacre e resistência – parte II

20/03/2023

São Paulo, 20 de março de 2023.

Car@s amig@s,

Esperamos vocês!