Chamada Geral 2019 – 1º Ano – Manhã

05/11/2019

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escola, Arte e Cultura Sábado
09 de Novembro
10h às 12h30 Alunos, educadores, pais e convidados
Atividade interna de socialização 2ª feira
11 de Novembro
Período de aula Alunos e educadores
Roda de Capoeira 6ª feira
06 de Dezembro
8h às 9h Alunos, pais, familiares e educadores

 

Escola, Arte e Cultura

Data: sábado, dia 09/11/2019

Horário: das 10h às 12h30

Participantes: alunos, educadores, pais e convidados de Educação Infantil e Ensino Fundamental

Esse encontro, aberto a convidados, constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

Os alunos do 1º ano-Manhã vão expor um trabalho de autorretrato e descrição, um livro de Artes e farão uma apresentação de música.

 

Autorretrato e Descrição

Essas produções gráficas fazem parte do projeto de identidade, desenvolvido ao longo deste semestre.

As crianças se empenharam no estudo de autorretrato em Artes e, além disso, participaram de um longo levantamento de palavras que ajudam na descrição de uma pessoa ou personagem. Essas listas com características foram feitas coletivamente e depois ficaram no mural para que cada um pudesse consultar e descobrir qual seria a melhor maneira de se descrever. As crianças iniciaram suas produções depois da elaboração de um roteiro do que seria necessário ter em suas autodescrições: primeiro, as características físicas; e depois, características de personalidade.

Os textos foram feitos individualmente, de acordo com o processo de alfabetização de cada um. A primeira versão foi a mais espontânea e livre. Na segunda versão, foram corrigidos os erros ortográficos e, em alguns casos, foi possível introduzir uma revisão com foco em pontuação. A terceira versão foi completamente revisada, para que pudesse ser publicada e para que o acesso à leitura e entendimento fosse universal. Assim, foi possível respeitar o momento de aprendizagem de cada aluno e também garantir que o leitor tenha acesso e compreensão sobre as ideias e escritas das crianças em sua integridade.

Professoras responsáveis: Luciana Justi e Silvia Yukimi

 

Livro das Artes

O livro é uma compilação de diversos trabalhos desenvolvidos nas aulas de Artes. Traz produções individuais, que tiveram como desafios aprimorar o traçado, ampliar a concentração e explorar diferentes materiais.

Para as produções, as propostas foram diversas, como desenho, pintura e colagem; algumas, livres; outras, dirigidas.

As crianças se empenharam muito, procurando aproveitar ao máximo esses momentos tão agradáveis em nosso cotidiano, que contaram com o acompanhamento de uma trilha sonora.

Professoras responsáveis: Luciana Justi e Silvia Yukimi

 

Inglês – Our Family

Os desenhos dos alunos do 1º ano que serão expostos fazem parte de um conjunto de atividades desenvolvidas para a construção de vocabulário e a prática de estruturas gramaticais relacionadas ao tema “família”.

Tudo começou com a apresentação da família de diferentes personagens famosos do universo das animações infantis, como Shrek, Rei Leão e Os Impossíveis, e a identificação das relações de parentesco de seus membros mais jovens. Em seguida, foi solicitado que cada aluno retratasse sua própria família, nomeando os membros representados.

Cantaram, em seguida, diversas músicas sobre o tema, incluindo a popular Baby Shark, e ouviram a leitura das histórias: The Three Billy Goat Gruffs e The Family Book, de Todd Parr.

Após assistirem à apresentação dos membros da família do professor, por meio de fotos projetadas, fizeram uma reapresentação, só que na forma de um jogo, no qual os colegas tinham que adivinhar qual parente era a pessoa apontada pelo apresentador.

Estruturas como Who’s he/she? e This is my… e todo o vocabulário sobre o tema foram desenvolvidos, assim, de forma significativa, uma vez que os alunos demonstraram envolvimento, entusiasmo, comprometimento e capricho, tanto nas atividades orais quanto nas produções aqui apresentadas.

Professor responsável: Raphael Doria

 

Apresentação de Música

As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar o momento de vivência musical que, de certa forma, conclui o ciclo/processo de aprendizagem. Ao vivenciar a prática e a execução musical do repertório estudado ao longo do ano, o aluno demonstra, em sua produção, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:

  • duração: pulso e divisão rítmica;
  • altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação;
  • intensidade: interpretação, dinâmica;
  • timbre: qualidade e personalidade do som.

A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação por parte do professor e para a autoavaliação do aluno diante de suas produções.

Nossas apresentações serão constituídas por canções do “tempo do onça”, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, músicas tradicionais de outras partes do mundo, música de inspiração indígena e de matriz africana, e músicas que fazem parte da chamada MPB, desde as mais antigas até as dos dias atuais.

Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Thayana da Silva Barbosa

 

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 11/11/2019

Horário: período de aula

Participantes: alunos e educadores de Grupo Interidades a 5º ano

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções dos alunos se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-los para encontros de socialização também com familiares e convidados.

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

Os alunos se preparam, em subgrupos, para apresentar aos colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, eles se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os subgrupos que se responsabilizam pelas apresentações se preocupem com o aprendizado dos ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que os outros alunos participem como ouvintes interessados, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão alunos de todas as séries. Cada professora responsável permanece junto à exposição de seus alunos e, conforme os subgrupos se revezam na visita à exposição, os integrantes do grupo que realizou os trabalhos que estão sendo observados são os responsáveis pela socialização com os demais. Desta forma, todos os alunos, em algum momento, assumem essa responsabilidade, podendo contar com o acompanhamento da sua professora.

 

Roda de Capoeira

Data: sexta-feira, dia 06/12/2019

Horário: das 8h às 9h

Participantes: alunos, pais, familiares e educadores de Grupo Interidades a 2º ano

A Roda de Capoeira, que reunirá alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I em torno de alguns rituais, já é uma tradição para muitos de nossos alunos, um momento de reunião e confraternização que faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos convidados para compor a roda, tocando e cantando.

Neste ano, cada grupo de 2º a 5º ano terá o desfio de fazer uma demonstração especial: os alunos de 2º e 3º ano vão cantar e os de 4º e 5º ano vão tocar instrumentos.

Professores responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
GI Manhã
GI Tarde
1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série

Chamada Geral 2019 – 1º Ano – Manhã

05/11/2019

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escola, Arte e Cultura Sábado
09 de Novembro
10h às 12h30 Alunos, educadores, pais e convidados
Atividade interna de socialização 2ª feira
11 de Novembro
Período de aula Alunos e educadores
Roda de Capoeira 6ª feira
06 de Dezembro
8h às 9h Alunos, pais, familiares e educadores

 

Escola, Arte e Cultura

Data: sábado, dia 09/11/2019

Horário: das 10h às 12h30

Participantes: alunos, educadores, pais e convidados de Educação Infantil e Ensino Fundamental

Esse encontro, aberto a convidados, constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

Os alunos do 1º ano-Manhã vão expor um trabalho de autorretrato e descrição, um livro de Artes e farão uma apresentação de música.

 

Autorretrato e Descrição

Essas produções gráficas fazem parte do projeto de identidade, desenvolvido ao longo deste semestre.

As crianças se empenharam no estudo de autorretrato em Artes e, além disso, participaram de um longo levantamento de palavras que ajudam na descrição de uma pessoa ou personagem. Essas listas com características foram feitas coletivamente e depois ficaram no mural para que cada um pudesse consultar e descobrir qual seria a melhor maneira de se descrever. As crianças iniciaram suas produções depois da elaboração de um roteiro do que seria necessário ter em suas autodescrições: primeiro, as características físicas; e depois, características de personalidade.

Os textos foram feitos individualmente, de acordo com o processo de alfabetização de cada um. A primeira versão foi a mais espontânea e livre. Na segunda versão, foram corrigidos os erros ortográficos e, em alguns casos, foi possível introduzir uma revisão com foco em pontuação. A terceira versão foi completamente revisada, para que pudesse ser publicada e para que o acesso à leitura e entendimento fosse universal. Assim, foi possível respeitar o momento de aprendizagem de cada aluno e também garantir que o leitor tenha acesso e compreensão sobre as ideias e escritas das crianças em sua integridade.

Professoras responsáveis: Luciana Justi e Silvia Yukimi

 

Livro das Artes

O livro é uma compilação de diversos trabalhos desenvolvidos nas aulas de Artes. Traz produções individuais, que tiveram como desafios aprimorar o traçado, ampliar a concentração e explorar diferentes materiais.

Para as produções, as propostas foram diversas, como desenho, pintura e colagem; algumas, livres; outras, dirigidas.

As crianças se empenharam muito, procurando aproveitar ao máximo esses momentos tão agradáveis em nosso cotidiano, que contaram com o acompanhamento de uma trilha sonora.

Professoras responsáveis: Luciana Justi e Silvia Yukimi

 

Inglês – Our Family

Os desenhos dos alunos do 1º ano que serão expostos fazem parte de um conjunto de atividades desenvolvidas para a construção de vocabulário e a prática de estruturas gramaticais relacionadas ao tema “família”.

Tudo começou com a apresentação da família de diferentes personagens famosos do universo das animações infantis, como Shrek, Rei Leão e Os Impossíveis, e a identificação das relações de parentesco de seus membros mais jovens. Em seguida, foi solicitado que cada aluno retratasse sua própria família, nomeando os membros representados.

Cantaram, em seguida, diversas músicas sobre o tema, incluindo a popular Baby Shark, e ouviram a leitura das histórias: The Three Billy Goat Gruffs e The Family Book, de Todd Parr.

Após assistirem à apresentação dos membros da família do professor, por meio de fotos projetadas, fizeram uma reapresentação, só que na forma de um jogo, no qual os colegas tinham que adivinhar qual parente era a pessoa apontada pelo apresentador.

Estruturas como Who’s he/she? e This is my… e todo o vocabulário sobre o tema foram desenvolvidos, assim, de forma significativa, uma vez que os alunos demonstraram envolvimento, entusiasmo, comprometimento e capricho, tanto nas atividades orais quanto nas produções aqui apresentadas.

Professor responsável: Raphael Doria

 

Apresentação de Música

As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar o momento de vivência musical que, de certa forma, conclui o ciclo/processo de aprendizagem. Ao vivenciar a prática e a execução musical do repertório estudado ao longo do ano, o aluno demonstra, em sua produção, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:

  • duração: pulso e divisão rítmica;
  • altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação;
  • intensidade: interpretação, dinâmica;
  • timbre: qualidade e personalidade do som.

A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação por parte do professor e para a autoavaliação do aluno diante de suas produções.

Nossas apresentações serão constituídas por canções do “tempo do onça”, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, músicas tradicionais de outras partes do mundo, música de inspiração indígena e de matriz africana, e músicas que fazem parte da chamada MPB, desde as mais antigas até as dos dias atuais.

Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Thayana da Silva Barbosa

 

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 11/11/2019

Horário: período de aula

Participantes: alunos e educadores de Grupo Interidades a 5º ano

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções dos alunos se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-los para encontros de socialização também com familiares e convidados.

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

Os alunos se preparam, em subgrupos, para apresentar aos colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, eles se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os subgrupos que se responsabilizam pelas apresentações se preocupem com o aprendizado dos ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que os outros alunos participem como ouvintes interessados, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão alunos de todas as séries. Cada professora responsável permanece junto à exposição de seus alunos e, conforme os subgrupos se revezam na visita à exposição, os integrantes do grupo que realizou os trabalhos que estão sendo observados são os responsáveis pela socialização com os demais. Desta forma, todos os alunos, em algum momento, assumem essa responsabilidade, podendo contar com o acompanhamento da sua professora.

 

Roda de Capoeira

Data: sexta-feira, dia 06/12/2019

Horário: das 8h às 9h

Participantes: alunos, pais, familiares e educadores de Grupo Interidades a 2º ano

A Roda de Capoeira, que reunirá alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I em torno de alguns rituais, já é uma tradição para muitos de nossos alunos, um momento de reunião e confraternização que faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos convidados para compor a roda, tocando e cantando.

Neste ano, cada grupo de 2º a 5º ano terá o desfio de fazer uma demonstração especial: os alunos de 2º e 3º ano vão cantar e os de 4º e 5º ano vão tocar instrumentos.

Professores responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
GI Manhã
GI Tarde
1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024