Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP
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Como trabalhamos
A entrada na escola: pertencer a um novo grupo
Esse primeiro ciclo da escolaridade configura um período de transição da casa para a escola, no qual as crianças ampliam vínculos e criam recursos para lidar com as novas situações que se apresentam quando passam a integrar um grupo que tem a aprendizagem como tarefa comum.
Conviver com segurança em um ambiente social e pertencer a um grupo vão possibilitar que as crianças se disponham, gradativamente, a construir conhecimentos conjuntamente, expondo seu pensamento, ouvindo os demais, contribuindo e aceitando contribuições para a formulação e reformulação de perguntas e ideias.
A Educação Infantil é organizada em um mesmo grupo, denominado Interidades, com crianças de 3 a 5 anos, e o 1º ano constitui um grupo à parte.
Embora tenham desafios de aprendizagem específicos, o cotidiano escolar dos grupos conta com a mesma carga horária, a mesma forma de organização e nomeação da rotina e de utilização dos materiais e os mesmos procedimentos de avaliação, aspectos, entre outros, que têm uma mudança mais acentuada na passagem dos alunos para o 2º ano do Ensino Fundamental.
Nossas escolhas curriculares
O currículo inclui aprendizados nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Música, Educação Física, Capoeira. A partir do 1o ano, também Inglês.
Para que as crianças experimentem, desde o início, o aprendizado como um processo coletivo, os conteúdos curriculares têm íntima relação com a brincadeira e a conversa em grupo, nas quais expressam seus sentimentos e conhecimentos a respeito de suas relações com os demais e sobre os fatos e acontecimentos que acompanham ao observar a vida e os afazeres das pessoas mais próximas.
Aliar brincadeira, leitura, conversa e investigação é o que nos permite, nessa faixa etária, contar com o envolvimento das crianças no aprendizado dos diversos conteúdos curriculares, já que se vinculam a aspectos que as instigam e as mobilizam diante da necessidade que estão expressando de partilhar e prosseguir em seu processo de questionamento, investigação e aprendizagem.
Grupo Interidades: crianças de 3 a 5 anos
Na Educação Infantil, optamos por trabalhar com grupos que integram crianças de 3 a 5 anos.
Nosso objetivo é propiciar aprendizagens a partir dessa interação, em função das diferenças individuais e também pela colaboração entre as crianças.
Nossa experiência nos mostra que, nessa faixa etária, grupos mais heterogêneos propiciam que as crianças tenham mais tranquilidade para aprender umas com as outras e para mostrar o que sabem e o que não sabem. Como a presença e a opinião individual são importantes e valorizadas nas brincadeiras e conversas, a satisfação com as descobertas se alia ao reconhecimento e respeito pelos conhecimentos e contribuições de cada uma.
As crianças compartilham todas as atividades da rotina e encontram desafios diversificados e específicos para a conquista de autonomia e para o aprendizado contínuo dos diferentes conteúdos curriculares, que consideram tanto os objetivos específicos para cada faixa etária como aquilo que cada uma já sabe e pode aprender.
No contexto de grupos mais heterogêneos, as crianças têm a oportunidade de observar colegas mais novos e mais velhos que ainda estão aprendendo ou já aprenderam aquilo que elas já dominam, o que institui um clima de confiança no tempo e no processo de aprendizagem de cada uma.
1º ano
O trabalho no 1º ano traz como marcas de aprendizagem a maior sistematização e formalização dos conteúdos relacionados à leitura, à escrita e à matemática, e a importância da parceria, de escutar a dúvida dos outros, da possibilidade de se aprender com a colocação do outro e de quanto é possível aprender quando estão auxiliando um colega.
Propiciar a interação e a colaboração entre alunos de diferentes idades é um valor que perpassa muitas de nossas escolhas e propostas de aprendizado. Os alunos do 1º ano permanecerão tendo essa oportunidade, realizando atividades curriculares comuns com os alunos mais novos e os mais velhos em função de objetivos específicos de aprendizado.
Educação Infantil e 1º ano / Principais Diretrizes
1º ano
A organização pessoal e coletiva para o aprendizado
Nessa idade, as crianças ampliam sua condição de participar de diálogos e conversas em grupo, mantendo sua participação e escuta em torno de um mesmo assunto e percebendo as diferentes opiniões. Nos projetos de pesquisa, aprendem a tolerar a diversidade e a permanência das questões, que motivam novas aprendizagens.
Nosso trabalho possibilita que a criança:
Como trabalhamos
A entrada na escola: pertencer a um novo grupo
Esse primeiro ciclo da escolaridade configura um período de transição da casa para a escola, no qual as crianças ampliam vínculos e criam recursos para lidar com as novas situações que se apresentam quando passam a integrar um grupo que tem a aprendizagem como tarefa comum.
Conviver com segurança em um ambiente social e pertencer a um grupo vão possibilitar que as crianças se disponham, gradativamente, a construir conhecimentos conjuntamente, expondo seu pensamento, ouvindo os demais, contribuindo e aceitando contribuições para a formulação e reformulação de perguntas e ideias.
A Educação Infantil é organizada em um mesmo grupo, denominado Interidades, com crianças de 3 a 5 anos, e o 1º ano constitui um grupo à parte.
Embora tenham desafios de aprendizagem específicos, o cotidiano escolar dos grupos conta com a mesma carga horária, a mesma forma de organização e nomeação da rotina e de utilização dos materiais e os mesmos procedimentos de avaliação, aspectos, entre outros, que têm uma mudança mais acentuada na passagem dos alunos para o 2º ano do Ensino Fundamental.
Nossas escolhas curriculares
O currículo inclui aprendizados nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Música, Educação Física, Capoeira. A partir do 1o ano, também Inglês.
Para que as crianças experimentem, desde o início, o aprendizado como um processo coletivo, os conteúdos curriculares têm íntima relação com a brincadeira e a conversa em grupo, nas quais expressam seus sentimentos e conhecimentos a respeito de suas relações com os demais e sobre os fatos e acontecimentos que acompanham ao observar a vida e os afazeres das pessoas mais próximas.
Aliar brincadeira, leitura, conversa e investigação é o que nos permite, nessa faixa etária, contar com o envolvimento das crianças no aprendizado dos diversos conteúdos curriculares, já que se vinculam a aspectos que as instigam e as mobilizam diante da necessidade que estão expressando de partilhar e prosseguir em seu processo de questionamento, investigação e aprendizagem.
Grupo Interidades: crianças de 3 a 5 anos
Na Educação Infantil, optamos por trabalhar com grupos que integram crianças de 3 a 5 anos.
Nosso objetivo é propiciar aprendizagens a partir dessa interação, em função das diferenças individuais e também pela colaboração entre as crianças.
Nossa experiência nos mostra que, nessa faixa etária, grupos mais heterogêneos propiciam que as crianças tenham mais tranquilidade para aprender umas com as outras e para mostrar o que sabem e o que não sabem. Como a presença e a opinião individual são importantes e valorizadas nas brincadeiras e conversas, a satisfação com as descobertas se alia ao reconhecimento e respeito pelos conhecimentos e contribuições de cada uma.
As crianças compartilham todas as atividades da rotina e encontram desafios diversificados e específicos para a conquista de autonomia e para o aprendizado contínuo dos diferentes conteúdos curriculares, que consideram tanto os objetivos específicos para cada faixa etária como aquilo que cada uma já sabe e pode aprender.
No contexto de grupos mais heterogêneos, as crianças têm a oportunidade de observar colegas mais novos e mais velhos que ainda estão aprendendo ou já aprenderam aquilo que elas já dominam, o que institui um clima de confiança no tempo e no processo de aprendizagem de cada uma.
1º ano
O trabalho no 1º ano traz como marcas de aprendizagem a maior sistematização e formalização dos conteúdos relacionados à leitura, à escrita e à matemática, e a importância da parceria, de escutar a dúvida dos outros, da possibilidade de se aprender com a colocação do outro e de quanto é possível aprender quando estão auxiliando um colega.
Propiciar a interação e a colaboração entre alunos de diferentes idades é um valor que perpassa muitas de nossas escolhas e propostas de aprendizado. Os alunos do 1º ano permanecerão tendo essa oportunidade, realizando atividades curriculares comuns com os alunos mais novos e os mais velhos em função de objetivos específicos de aprendizado.
Educação Infantil e 1º ano / Principais Diretrizes
1º ano
A organização pessoal e coletiva para o aprendizado
Nessa idade, as crianças ampliam sua condição de participar de diálogos e conversas em grupo, mantendo sua participação e escuta em torno de um mesmo assunto e percebendo as diferentes opiniões. Nos projetos de pesquisa, aprendem a tolerar a diversidade e a permanência das questões, que motivam novas aprendizagens.
Nosso trabalho possibilita que a criança: