Ensino Médio

Como trabalhamos

Conteúdo, método e reflexão
No Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, o nosso currículo está organizado de forma a articular o aprendizado dos principais conceitos e conteúdos em cada área do conhecimento com o desenvolvimento das diferentes formas de pensamento e expressão necessárias para que cada aluno possa fazer suas escolhas e prosseguir, com autonomia, seu estudo.
Nas diversas situações de aprendizagem, propomos aos alunos a identificação de problemas e estratégias de resolução; a formulação de hipóteses pertinentes aos contextos; a análise de elementos, relações, princípios e generalizações; a compreensão da metodologia de cada área do conhecimento; a compreensão dos textos nos seus diversos gêneros, especialmente os de natureza conceitual; a ampliação da possibilidade de expressão em diversas linguagens.
Ao longo desse percurso, esperamos que cada aluno desenvolva uma disciplina e um método de estudo, explore as possibilidades e posturas necessárias para o trabalho em grupo, adquira os aprendizados específicos em cada área do conhecimento, reflita sistematicamente sobre seu processo de aprendizagem e perceba a importância do conhecimento como forma de sustentar suas escolhas individuais e sua participação social.
 
Ensino Médio / Principais Diretrizes


 
1ª série
Ênfase na orientação do estudo e nas posturas e habilidades necessárias ao trabalho
Na 1ª série, pretende-se que o aluno:

  • adquira hábito e método em seu estudo individual – organização temporal, dos registros e apontamentos, do seu espaço e material de trabalho;
  • exercite a identificação de problemas e a seleção de alternativas adequadas para sua resolução;
  • adquira o conhecimento específico de fatos, terminologias, convenções, critérios de classificação e categorização, princípios e generalizações básicas em cada disciplina ou área;
  • compreenda textos conceituais, identificando a lógica de sua estrutura, a hierarquização e a ordenação das ideias;
  • situe-se num grupo-classe heterogêneo, reconhecendo as diferenças individuais e as atitudes necessárias para o trabalho;
  • conheça os limites e as possibilidades do espaço Equipe no que diz respeito a seus objetivos gerais e específicos, a suas regras e normas, à sistemática de avaliação.

 
2ª série
Ênfase na metodologia do trabalho teórico e na operacionalização do trabalho em grupo
Nosso objetivo na 2ª série é possibilitar que o aluno:

  • organize-se para o trabalho em grupo a partir de tarefas e problemas comuns;
  • incorpore os conceitos nucleares em cada disciplina ou área;
  • vivencie projetos de pesquisa que explicitem o caráter metodológico do trabalho teórico;
  • expresse seu universo de valores e visões de mundo a partir do processo de ensino-aprendizagem;
  • transfira e correlacione os conceitos trabalhados nas diferentes disciplinas.

 
3ª série
Ênfase no aprofundamento teórico-conceitual e na síntese pedagógica
No último ano do Ensino Médio, visamos possibilitar que o aluno:

  • analise elementos, relações, princípios e generalizações em cada disciplina ou área;
  • formule hipóteses apropriadas a partir de fatores observados e modifique tais hipóteses à luz de novos fatores e considerações;
  • realize uma síntese pessoal de seu processo de trabalho na escola em suas diferentes dimensões:
    • principais conceitos;
    • habilidades, posturas e métodos de estudo;
    • vivência de trocas com o grupo, com os professores e com a proposta de trabalho da escola.

 
Cursos temáticos
Os cursos temáticos, propostos ao aluno da 3ª série do Ensino Médio, permitem um aprofundamento teórico e metodológico e procuram relacionar os interesses dos alunos com suas possíveis escolhas profissionais.
Uma das características desses cursos é a interdisciplinaridade. Os temas são propostos pelos professores na busca de responder a alguma questão que tenha surgido dos conteúdos de sua matéria. Para isso é preciso recorrer a conceitos, métodos e técnicas de outras disciplinas e áreas de conhecimento.
Os alunos escolhem dois cursos por semestre, cada um deles com duas aulas semanais seguidas, que favorecem a utilização de estratégias diferenciadas como palestras com especialistas, professores convidados de outras áreas, seminários, filmes e saídas a campo.
Nos últimos anos, os cursos desenvolveram os seguintes temas: História e Cinema; Juventude, Identidade e Contemporaneidade; A Cidade de São Paulo: Desafios e Possibilidades; Arte e Contemporaneidade, Nossa Vida com Ciências e Religião, Conhecimento e Ideologia.
 
Monografia
A monografia é um trabalho de pesquisa pessoal realizado ao longo da 3ª série. A partir de eixos temáticos propostos pelos professores orientadores, o aluno deve escolher sua própria temática e recortar uma questão de investigação teórica e/ou aplicada. O processo de estudo dos alunos – que inclui a leitura de referenciais teóricos, o registro sistemático do seu trabalho e a realização, quando necessário, de pesquisas de campo – é orientado semanalmente pelos professores em grupos de até 15 participantes. Ao final do processo, o aluno deve elaborar um texto autoral e analítico sobre seu tema e realizar uma apresentação oral para a comunidade escolar.
 
Disciplinas e carga horária

Disciplinas

1ª série

2ª série

3ª série

Língua Portuguesa

3

2

2

Redação

1

2

1

Educação Artística

2

2

 

Educação Física

2

2

2

Inglês

2

2

2

Espanhol

1

1

1

Matemática

4

3

3

Física

2

3

2

Química

2

2

3

Biologia

2

2

2

História Geral

2

2

2

História do Brasil

2

2

2

Geografia

2

2

2

Filosofia

2

2

Orientação Educacional

1

1

1

Cursos Temáticos

4

Monografia

1

 
Horário

Horário

Entrada

Saída

07h05

13h00

São cinco aulas com duração de 55 minutos e uma aula de 50 minutos, com início às 7h10, 8h05, 9h, 10h20, 11h15 e 12h10. O intervalo, de 20 minutos, inicia-se às 9h55.
As demais atividades, que contam com a escolha e adesão de cada aluno – participação nos projetos sociais, turmas de treinamento, aulas de Orientação de Estudos, grupos de estudo para o vestibular, oficina de teatro, grêmio -, estarão distribuídas ao longo da semana.
 
Avaliação e Orientação de Estudos / Processo de recuperação
O processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio é organizado por bimestres. O trabalho desenvolvido é avaliado por meio de lições de casa, de atividades realizadas em sala de aula, trabalhos individuais e/ou em grupo e provas.
Os boletins que trazem os conceitos e as faltas dos alunos de cada classe são divulgados no site e entregues a cada aluno em aulas de Orientação Educacional, quando ocorre a formalização das reflexões sobre o trabalho individual e do grupo-classe através de autoavaliações.
As situações formais de recuperação acontecem, de modos diferentes, após o 2º e o 4º bimestre. Ao final do 2º bimestre o objetivo é que os alunos possam se preparar para a continuidade dos cursos no 2º semestre, através de estudos realizados em julho. Ao término do período regular, que se encerra ao final do 4º bimestre, são remetidos à recuperação os alunos que, de acordo com o Regimento Escolar, podem ainda buscar aprovação na série com a retomada de conteúdos fundamentais das disciplinas nas quais os objetivos não foram alcançados. Ambos os contextos de recuperação pressupõem o trabalho do aluno com roteiros elaborados pelos professores, aulas e provas das respectivas disciplinas.
 
Orientações de Estudos
Nas atividades propostas no processo de Orientação de Estudos ao longo do Ensino Médio, o objetivo de favorecer a troca, situações de aproximação e formação de vínculos entre alunos das três séries é contínuo.
1ª série
Quando diagnosticamos a necessidade de ampliar o trabalho com leitura e escrita e/ou resgatar conteúdos básicos da matemática para alguns dos alunos, estes são convocados a participar de Orientações de Estudos durante o segundo bimestre.
3ª série
Com foco na síntese pedagógica, os alunos da 3ª série podem participar de grupos de estudos voltados a exames externos (vestibulares, ENEM).
 
Monitoria
A Monitoria constitui-se em prática educacional do Colégio Equipe na qual alunos mais experientes atuam junto a mais novos, como parceiros dos educadores na condução do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, para alunos monitores ocorre a orientação do estudo de colegas, a retomada e o aprofundamento de seus aprendizados e a revisão de como se deu o próprio processo de aprendizagem. As monitorias são possibilidades de ampliação de vínculos dentro do contexto escolar à medida que reúnem alunos de anos/séries diferentes.
As atividades organizadas pelo colégio que pressupõem a participação de monitores são: projetos com trabalhos de campo, acampamentos e grupos de orientação de estudos.
 
Atividades Eletivas
As Atividades Eletivas constituem uma das modalidades de trabalho que permitem um aprofundamento no currículo do Colégio Equipe. A participação em uma dessas atividades não tem caráter obrigatório, mas consideramos importante que cada aluno, ao longo da sua trajetória, escolha por sua inserção e pelos momentos para realizá-la. As turmas são anuais, formadas por adesão e interesse.
 
Modalidades de Atividades Eletivas

  • Turmas de treinamento esportivo / aulas de dança: tem como objetivos o aprimoramento de habilidades motoras, do trabalho em equipe e, para os esportes, a participação em campeonatos.
  • Projetos sociais (junto ao Instituto Equipe Cultura e Cidadania): são realizados sob as perspectivas educacional, curricular e não assistencialista. Nos últimos anos, foram desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio os projetos Era Outra Vez / Projeto Mediação de Leitura (objetiva aproximar a criança do livro por meio da mediação de leitura) e Chá de Arte (objetiva trabalhar com aspectos saudáveis da criança, contribuindo para que as situações de ambulatório e hospitalização sejam menos dolorosas e tristes, por meio da apresentação de esquetes, da arte como expressão plástica ou da arte de se relacionar).

Há a possibilidade de o grêmio propor e organizar outros eventos de interesse do grupo de alunos.

Ensino Médio

Como trabalhamos

Conteúdo, método e reflexão
No Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, o nosso currículo está organizado de forma a articular o aprendizado dos principais conceitos e conteúdos em cada área do conhecimento com o desenvolvimento das diferentes formas de pensamento e expressão necessárias para que cada aluno possa fazer suas escolhas e prosseguir, com autonomia, seu estudo.
Nas diversas situações de aprendizagem, propomos aos alunos a identificação de problemas e estratégias de resolução; a formulação de hipóteses pertinentes aos contextos; a análise de elementos, relações, princípios e generalizações; a compreensão da metodologia de cada área do conhecimento; a compreensão dos textos nos seus diversos gêneros, especialmente os de natureza conceitual; a ampliação da possibilidade de expressão em diversas linguagens.
Ao longo desse percurso, esperamos que cada aluno desenvolva uma disciplina e um método de estudo, explore as possibilidades e posturas necessárias para o trabalho em grupo, adquira os aprendizados específicos em cada área do conhecimento, reflita sistematicamente sobre seu processo de aprendizagem e perceba a importância do conhecimento como forma de sustentar suas escolhas individuais e sua participação social.
 
Ensino Médio / Principais Diretrizes


 
1ª série
Ênfase na orientação do estudo e nas posturas e habilidades necessárias ao trabalho
Na 1ª série, pretende-se que o aluno:

  • adquira hábito e método em seu estudo individual – organização temporal, dos registros e apontamentos, do seu espaço e material de trabalho;
  • exercite a identificação de problemas e a seleção de alternativas adequadas para sua resolução;
  • adquira o conhecimento específico de fatos, terminologias, convenções, critérios de classificação e categorização, princípios e generalizações básicas em cada disciplina ou área;
  • compreenda textos conceituais, identificando a lógica de sua estrutura, a hierarquização e a ordenação das ideias;
  • situe-se num grupo-classe heterogêneo, reconhecendo as diferenças individuais e as atitudes necessárias para o trabalho;
  • conheça os limites e as possibilidades do espaço Equipe no que diz respeito a seus objetivos gerais e específicos, a suas regras e normas, à sistemática de avaliação.

 
2ª série
Ênfase na metodologia do trabalho teórico e na operacionalização do trabalho em grupo
Nosso objetivo na 2ª série é possibilitar que o aluno:

  • organize-se para o trabalho em grupo a partir de tarefas e problemas comuns;
  • incorpore os conceitos nucleares em cada disciplina ou área;
  • vivencie projetos de pesquisa que explicitem o caráter metodológico do trabalho teórico;
  • expresse seu universo de valores e visões de mundo a partir do processo de ensino-aprendizagem;
  • transfira e correlacione os conceitos trabalhados nas diferentes disciplinas.

 
3ª série
Ênfase no aprofundamento teórico-conceitual e na síntese pedagógica
No último ano do Ensino Médio, visamos possibilitar que o aluno:

  • analise elementos, relações, princípios e generalizações em cada disciplina ou área;
  • formule hipóteses apropriadas a partir de fatores observados e modifique tais hipóteses à luz de novos fatores e considerações;
  • realize uma síntese pessoal de seu processo de trabalho na escola em suas diferentes dimensões:
    • principais conceitos;
    • habilidades, posturas e métodos de estudo;
    • vivência de trocas com o grupo, com os professores e com a proposta de trabalho da escola.

 
Cursos temáticos
Os cursos temáticos, propostos ao aluno da 3ª série do Ensino Médio, permitem um aprofundamento teórico e metodológico e procuram relacionar os interesses dos alunos com suas possíveis escolhas profissionais.
Uma das características desses cursos é a interdisciplinaridade. Os temas são propostos pelos professores na busca de responder a alguma questão que tenha surgido dos conteúdos de sua matéria. Para isso é preciso recorrer a conceitos, métodos e técnicas de outras disciplinas e áreas de conhecimento.
Os alunos escolhem dois cursos por semestre, cada um deles com duas aulas semanais seguidas, que favorecem a utilização de estratégias diferenciadas como palestras com especialistas, professores convidados de outras áreas, seminários, filmes e saídas a campo.
Nos últimos anos, os cursos desenvolveram os seguintes temas: História e Cinema; Juventude, Identidade e Contemporaneidade; A Cidade de São Paulo: Desafios e Possibilidades; Arte e Contemporaneidade, Nossa Vida com Ciências e Religião, Conhecimento e Ideologia.
 
Monografia
A monografia é um trabalho de pesquisa pessoal realizado ao longo da 3ª série. A partir de eixos temáticos propostos pelos professores orientadores, o aluno deve escolher sua própria temática e recortar uma questão de investigação teórica e/ou aplicada. O processo de estudo dos alunos – que inclui a leitura de referenciais teóricos, o registro sistemático do seu trabalho e a realização, quando necessário, de pesquisas de campo – é orientado semanalmente pelos professores em grupos de até 15 participantes. Ao final do processo, o aluno deve elaborar um texto autoral e analítico sobre seu tema e realizar uma apresentação oral para a comunidade escolar.
 
Disciplinas e carga horária

Disciplinas

1ª série

2ª série

3ª série

Língua Portuguesa

3

2

2

Redação

1

2

1

Educação Artística

2

2

 

Educação Física

2

2

2

Inglês

2

2

2

Espanhol

1

1

1

Matemática

4

3

3

Física

2

3

2

Química

2

2

3

Biologia

2

2

2

História Geral

2

2

2

História do Brasil

2

2

2

Geografia

2

2

2

Filosofia

2

2

Orientação Educacional

1

1

1

Cursos Temáticos

4

Monografia

1

 
Horário

Horário

Entrada

Saída

07h05

13h00

São cinco aulas com duração de 55 minutos e uma aula de 50 minutos, com início às 7h10, 8h05, 9h, 10h20, 11h15 e 12h10. O intervalo, de 20 minutos, inicia-se às 9h55.
As demais atividades, que contam com a escolha e adesão de cada aluno – participação nos projetos sociais, turmas de treinamento, aulas de Orientação de Estudos, grupos de estudo para o vestibular, oficina de teatro, grêmio -, estarão distribuídas ao longo da semana.
 
Avaliação e Orientação de Estudos / Processo de recuperação
O processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio é organizado por bimestres. O trabalho desenvolvido é avaliado por meio de lições de casa, de atividades realizadas em sala de aula, trabalhos individuais e/ou em grupo e provas.
Os boletins que trazem os conceitos e as faltas dos alunos de cada classe são divulgados no site e entregues a cada aluno em aulas de Orientação Educacional, quando ocorre a formalização das reflexões sobre o trabalho individual e do grupo-classe através de autoavaliações.
As situações formais de recuperação acontecem, de modos diferentes, após o 2º e o 4º bimestre. Ao final do 2º bimestre o objetivo é que os alunos possam se preparar para a continuidade dos cursos no 2º semestre, através de estudos realizados em julho. Ao término do período regular, que se encerra ao final do 4º bimestre, são remetidos à recuperação os alunos que, de acordo com o Regimento Escolar, podem ainda buscar aprovação na série com a retomada de conteúdos fundamentais das disciplinas nas quais os objetivos não foram alcançados. Ambos os contextos de recuperação pressupõem o trabalho do aluno com roteiros elaborados pelos professores, aulas e provas das respectivas disciplinas.
 
Orientações de Estudos
Nas atividades propostas no processo de Orientação de Estudos ao longo do Ensino Médio, o objetivo de favorecer a troca, situações de aproximação e formação de vínculos entre alunos das três séries é contínuo.
1ª série
Quando diagnosticamos a necessidade de ampliar o trabalho com leitura e escrita e/ou resgatar conteúdos básicos da matemática para alguns dos alunos, estes são convocados a participar de Orientações de Estudos durante o segundo bimestre.
3ª série
Com foco na síntese pedagógica, os alunos da 3ª série podem participar de grupos de estudos voltados a exames externos (vestibulares, ENEM).
 
Monitoria
A Monitoria constitui-se em prática educacional do Colégio Equipe na qual alunos mais experientes atuam junto a mais novos, como parceiros dos educadores na condução do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, para alunos monitores ocorre a orientação do estudo de colegas, a retomada e o aprofundamento de seus aprendizados e a revisão de como se deu o próprio processo de aprendizagem. As monitorias são possibilidades de ampliação de vínculos dentro do contexto escolar à medida que reúnem alunos de anos/séries diferentes.
As atividades organizadas pelo colégio que pressupõem a participação de monitores são: projetos com trabalhos de campo, acampamentos e grupos de orientação de estudos.
 
Atividades Eletivas
As Atividades Eletivas constituem uma das modalidades de trabalho que permitem um aprofundamento no currículo do Colégio Equipe. A participação em uma dessas atividades não tem caráter obrigatório, mas consideramos importante que cada aluno, ao longo da sua trajetória, escolha por sua inserção e pelos momentos para realizá-la. As turmas são anuais, formadas por adesão e interesse.
 
Modalidades de Atividades Eletivas

  • Turmas de treinamento esportivo / aulas de dança: tem como objetivos o aprimoramento de habilidades motoras, do trabalho em equipe e, para os esportes, a participação em campeonatos.
  • Projetos sociais (junto ao Instituto Equipe Cultura e Cidadania): são realizados sob as perspectivas educacional, curricular e não assistencialista. Nos últimos anos, foram desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio os projetos Era Outra Vez / Projeto Mediação de Leitura (objetiva aproximar a criança do livro por meio da mediação de leitura) e Chá de Arte (objetiva trabalhar com aspectos saudáveis da criança, contribuindo para que as situações de ambulatório e hospitalização sejam menos dolorosas e tristes, por meio da apresentação de esquetes, da arte como expressão plástica ou da arte de se relacionar).

Há a possibilidade de o grêmio propor e organizar outros eventos de interesse do grupo de alunos.

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3579 - 9150

(11) 3662 - 6500

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2019

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3579 - 9150

(11) 3662 - 6500

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2019