Horários e Aulas Extras

Como trabalhamos

Atividades Complementares


O Colégio Equipe propõe um conjunto de atividades com a intenção de oferecer aos nossos alunos a oportunidade de se aprofundarem em algumas áreas do currículo nas quais tenham mais interesse e/ou habilidade.
 
Para o Ensino Fundamental I
Oficina de Construção com Madeiras: os alunos são convidados a desenvolver, com o uso de madeiras e ferramentas básicas de marcenaria, as habilidades necessárias para a execução de brinquedos e/ou utilitários propostos pelo professor e também na forma de projetos autorais.
Escola de Esportes: o objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades específicas em algumas modalidades esportivas.
 
Para o Ensino Fundamental II
Escola de Esportes: o objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades específicas em algumas modalidades esportivas.
Treinamento para Vôlei e Futebol: o objetivo é preparar os alunos no trabalho coletivo esportivo para que representem a escola em campeonatos interescolares.
Oficina de Brinquedos e Invenções: os alunos escolhem um projeto de construção (brinquedo, jogo ou objeto útil), elaboram uma estratégia de execução, escolhendo as técnicas e ferramentas adequadas, e passam à realização do projeto com acompanhamento dos professores.
Projeto Social OBA (a partir do 8º ano): o objetivo é promover o encontro entre adolescentes e crianças de diversos segmentos sociais por meio de jogos, leitura e brincadeiras, contribuindo para a valorização do brincar.
 
Para o Ensino Médio
Turmas de treinamento esportivo / aulas de dança: tem como objetivos o aprimoramento de habilidades motoras, do trabalho em equipe e, para os esportes, a participação em campeonatos.
Projetos sociais (junto ao Instituto Equipe Cultura e Cidadania): são realizados sob as perspectivas educacional, curricular e não assistencialista. Nos últimos anos, foram desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio os projetos Era Outra Vez / Projeto Mediação de Leitura (objetiva aproximar a criança do livro por meio da mediação de leitura) e Chá de Arte (objetiva trabalhar com aspectos saudáveis da criança, contribuindo para que as situações de ambulatório e hospitalização sejam menos dolorosas e tristes, por meio da apresentação de esquetes, da arte como expressão plástica ou da arte de se relacionar).
Há a possibilidade de o grêmio propor e organizar outros eventos de interesse do grupo de alunos.
 

Escolhas Curriculares e Horários de Aulas


 
Para os alunos da Educação Infantil e 1º ano
O currículo inclui aprendizados nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Música, Educação Física, Capoeira. A partir do 1o ano, também Inglês.
Para que as crianças experimentem, desde o início, o aprendizado como um processo coletivo, os conteúdos curriculares têm íntima relação com a brincadeira e a conversa em grupo, nas quais expressam seus sentimentos e conhecimentos a respeito de suas relações com os demais e sobre os fatos e acontecimentos que acompanham ao observar a vida e os afazeres das pessoas mais próximas.
Aliar brincadeira, leitura, conversa e investigação é o que nos permite, nessa faixa etária, contar com o envolvimento das crianças no aprendizado dos diversos conteúdos curriculares, já que se vinculam a aspectos que as instigam e as mobilizam diante da necessidade que estão expressando de partilhar e prosseguir em seu processo de questionamento, investigação e aprendizagem.
Horários:

Período

Entrada

Saída

Manhã

7h45

12h

Tarde

13h15

17h30

Plantões*

Manhã: 7h15 às 7h45 e 12h às 12h45
Tarde: 12h30 às 13h15 e 17h30 às 18h15

* Os plantões de entrada e saída são organizados para atender às famílias que necessitam deixar ou buscar seus filhos na escola um pouco antes ou depois dos horários de aula.
 
Para os alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental I
O currículo articula aprendizados nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes, Música, Educação Física e Capoeira.
Período integral
Do 2º ao 5º ano, os alunos permanecem na escola em período integral por um dia na semana, o que nos permite manter um currículo amplo, com diferentes linguagens e possibilidades de interação lúdica, aprofundando simultaneamente o estudo nas áreas básicas. Nosso objetivo é propiciar:

  • a continuidade e o aprofundamento do trabalho com professores especialistas de Música, Artes, Educação Física e Capoeira;
  • o aprendizado de Língua Inglesa;
  • propostas de integração entre as quatro séries em projetos lúdicos de aprendizagem em torno dos eixos de artes (plásticas, dramáticas, visuais e com utilização de diferentes mídias), linguagens, atividades culturais, atividades físicas, culinária, brincadeiras, jogos e trabalhos manuais, que são definidos considerando as sugestões dos alunos e eleitos semestralmente por eles.

Propostas de integração
A integração entre alunos é proposta também no aprendizado de conteúdos curriculares, pois entendemos que a aprendizagem não é um processo linear e a divisão por séries nem sempre corresponde às reais aprendizagens e possibilidades de avanço dos alunos.
Valorizando a colaboração, selecionamos alguns conteúdos para planejar estudos em integração que nos permitem intensificar as propostas de trabalho com grupos heterogêneos:

  • atividades de leitura e escrita e de jogos de matemática entre 1º e 2º ano;
  • estudos de ciências e geometria entre alunos de 2º e 3º ano.

Horários:

Período

Entrada

Saída

Manhã

7h45

2ª feira: 17h55 (período integral)
3ª a 6ª feira: 12h25

Tarde

2ª, 3ª, 5ª e 6ª feira: 13h15
4ª feira: 7h45 (período integral)

17h55

Plantões*

Manhã: 7h15 às 7h45 e 12h25 às 13h
Tarde: 12h30 às 13h15 e 17h55 às 18h15

* Os plantões de entrada e saída são organizados para atender às famílias que necessitam deixar ou buscar seus filhos na escola um pouco antes ou depois dos horários de aula.
As aulas têm a duração de 50 minutos, com início às 13h15, 14h05, 14h55, 16h15 e 17h05.
O intervalo tem a duração de 30 minutos, iniciando-se às 15h45.
 
Para alunos do Ensino Fundamental II
Nosso currículo inclui as disciplinas regulares como Língua Portuguesa e Matemática e os Cursos Multidisciplinares. Nossa intenção com esses cursos é que o aluno aprimore sua competência leitora dos mais diversos textos que circulam socialmente, amplie sua capacidade de argumentação, suas possibilidades expressivas, seus procedimentos de investigação e sua interação com colegas de diferentes faixas etárias. Essas habilidades já são trabalhadas nas diversas disciplinas, mas nesses cursos assumem um caráter multi e interdisciplinar, com maior liberdade na escolha e articulação de conteúdos.
Disciplinas e carga horária

Cursos Regulares

6º ano

7º ano

8º ano

9º ano

Língua Portuguesa

3

3

3

3

Matemática

3

3

3

3

Ciências

3

3

3

3

Educação Física

3

3

2

2

História

2

2

2

2

Geografia

2

2

2

2

Inglês

2

2

2

2

Artes

1

1

1

1

Teatro

1

1

1

1

Música

X

X

1

1

OE

1

1

1

1

Cursos Multidisciplinares

Leituras

1

1

1

1

ACM*

1

1

1

1

Projetos

1

1

1

1

Tecnologias

1

1

X

X

Multimeios

X

X

1

1

*ACM: Atividade Complementar de Matemática

Horário:

Horário

Entrada

Saída

13h10

18h15

São quatro aulas com duração de 55 minutos e uma aula de 50 minutos, com início às 13h15, 14h10, 15h35, 16h30 e 17h25. O intervalo, de 25 minutos, inicia-se às 15h05.
 
Para alunos do Ensino Médio
Disciplinas e carga horária

Disciplinas

1ª série

2ª série

3ª série

Língua Portuguesa

3

2

2

Redação

1

2

1

Educação Artística

2

2

 

Educação Física

2

2

2

Inglês

2

2

2

Espanhol

1

1

1

Matemática

4

3

3

Física

2

3

2

Química

2

2

3

Biologia

2

2

2

História Geral

2

2

2

História do Brasil

2

2

2

Geografia

2

2

2

Filosofia

2

2

Orientação Educacional

1

1

1

Cursos Temáticos

4

Monografia

1

Horário:

Horário

Entrada

Saída

07h05

13h00

São cinco aulas com duração de 55 minutos e uma aula de 50 minutos, com início às 7h10, 8h05, 9h, 10h20, 11h15 e 12h10. O intervalo, de 20 minutos, inicia-se às 9h55.
As demais atividades, que contam com a escolha e adesão de cada aluno – participação nos projetos sociais, turmas de treinamento, aulas de Orientação de Estudos, grupos de estudo para o vestibular, oficina de teatro, grêmio -, estarão distribuídas ao longo da semana no período da tarde.
 

Processo de Avaliação, Recuperação e Orientação de Estudos


 
A avaliação faz parte da aprendizagem, constituindo momentos em que retomamos os objetivos propostos e o processo de cada aluno e do grupo. Seu objetivo é também reorientar as intervenções do professor e propiciar uma boa comunicação com as famílias, na busca de uma parceria que nos permita proporcionar aos alunos um espaço de aprendizagem mais próximo daquele que desejamos e no qual acreditamos.
Algumas formas específicas de registro nos permitem compartilhar o resultado da avaliação de forma mais significativa em cada ciclo.
 
Na Educação Infantil e 1º ano

  • relatórios semestrais – individuais e de grupo – dirigidos aos pais.

 
No Ensino Fundamental I

  • boletim trimestral individual, dirigido aos pais, que contém os objetivos de aprendizagem de cada área, comentários do professor, uma autoavaliação do aluno e, a partir do último trimestre do 2º ano, conceitos que expressam a qualidade do aprendizado e da produção do aluno no período.

Os conceitos são introduzidos gradativamente ao longo do 2º ano, com o objetivo de que os alunos compreendam que eles sintetizam o resultado da avaliação, permitindo que cada um se conscientize, junto com seus professores, de suas conquistas e dificuldades e possa se organizar para retomar conteúdos ou seguir avançando conforme as necessidades identificadas.
Orientação de estudos
Para propiciar que os alunos sejam desafiados em suas necessidades de aprendizado no contexto de sala de aula, podendo rever, se apropriar melhor ou ampliar seu conhecimento sobre os conteúdos trabalhados, são planejadas atividades em subgrupos de alunos, de maneira que alguns trabalhem de forma autônoma e outros possam contar com a ajuda de colegas (coordenadores) ou do professor para enfrentar desafios que lhes permitam avançar em suas hipóteses e conhecimentos.
Semanalmente, os grupos-classe são também reorganizados de acordo com conteúdos específicos das áreas de Língua Portuguesa e Matemática, a partir de avaliações do que cada aluno precisa aprender e pode ensinar.
Considerando que os alunos reconhecem diferenças na forma e no ritmo de aprendizado de cada um no grupo, essa proposta colabora para o aprendizado e também para que todos os alunos encontrem, no grupo, respeito à sua forma particular de aprender, podendo expressar seus conhecimentos e dúvidas.
Esse trabalho ocorre de forma contínua ao longo do ano, evidenciando de forma positiva a heterogeneidade dos grupos.
Língua Portuguesa
Os alunos de Educação Infantil a 3º ano integram uma entre três propostas, que envolvem desafios em relação:

  • à narrativa oral;
  • ao registro das primeiras produções escritas ou de leitura compartilhada;
  • à produção de texto ou leitura dramática.

Os alunos de 4º e 5º ano formam pequenos subgrupos em propostas semestrais de trabalho com a produção, revisão e análise de textos com ênfase na:

  • pontuação;
  • leitura em voz alta;
  • ortografia e acentuação;
  • interpretação de textos.

Matemática
Os alunos de 2º a 5º ano são organizados em quatro propostas, com ênfase em:

  • situações-problema (criação, interpretação e resolução de problemas);
  • operações (uso de estratégias pessoais e algoritmos);
  • cálculo mental;
  • jogos.

 
No Ensino Fundamental II
O boletim é trimestral e coletivo, dirigido aos alunos, contendo gráficos que registram o desempenho da classe em cada disciplina. É entregue aos alunos na aula de Orientação Educacional para permitir uma análise da produção de cada um no contexto do grupo e novos contratos coletivos de trabalho.
Ao final de cada trimestre, o aluno que não atingiu os objetivos de trabalho em uma ou mais disciplinas participa de um trabalho de recuperação que consiste em estudar individualmente por meio de um roteiro, esclarecer suas dúvidas num encontro com o professor da disciplina e realizar novas avaliações. O resultado das novas avaliações é acrescentado aos resultados dos trimestres.
 
No Ensino Médio
O processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio é organizado por bimestres. O trabalho desenvolvido é avaliado por meio de lições de casa, de atividades realizadas em sala de aula, trabalhos individuais e/ou em grupo e provas.
Os boletins que trazem os conceitos e as faltas dos alunos de cada classe são divulgados no site e entregues a cada aluno em aulas de Orientação Educacional, quando ocorre a formalização das reflexões sobre o trabalho individual e do grupo-classe através de autoavaliações.
As situações formais de recuperação acontecem, de modos diferentes, após o 2º e o 4º bimestre. Ao final do 2º bimestre o objetivo é que os alunos possam se preparar para a continuidade dos cursos no 2º semestre, através de estudos realizados em julho. Ao término do período regular, que se encerra ao final do 4º bimestre, são remetidos à recuperação os alunos que, de acordo com o Regimento Escolar, podem ainda buscar aprovação na série com a retomada de conteúdos fundamentais das disciplinas nas quais os objetivos não foram alcançados. Ambos os contextos de recuperação pressupõem o trabalho do aluno com roteiros elaborados pelos professores, aulas e provas das respectivas disciplinas.
Orientações de Estudos
Nas atividades propostas no processo de Orientação de Estudos ao longo do Ensino Médio, o objetivo de favorecer a troca, situações de aproximação e formação de vínculos entre alunos das três séries é contínuo.
1ª série
Quando diagnosticamos a necessidade de ampliar o trabalho com leitura e escrita e/ou resgatar conteúdos básicos da matemática para alguns dos alunos, estes são convocados a participar de Orientações de Estudos durante o segundo bimestre.
3ª série
Com foco na síntese pedagógica, os alunos da 3ª série podem participar de grupos de estudos voltados a exames externos (vestibulares, ENEM).

Horários e Aulas Extras

Como trabalhamos

Atividades Complementares


O Colégio Equipe propõe um conjunto de atividades com a intenção de oferecer aos nossos alunos a oportunidade de se aprofundarem em algumas áreas do currículo nas quais tenham mais interesse e/ou habilidade.
 
Para o Ensino Fundamental I
Oficina de Construção com Madeiras: os alunos são convidados a desenvolver, com o uso de madeiras e ferramentas básicas de marcenaria, as habilidades necessárias para a execução de brinquedos e/ou utilitários propostos pelo professor e também na forma de projetos autorais.
Escola de Esportes: o objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades específicas em algumas modalidades esportivas.
 
Para o Ensino Fundamental II
Escola de Esportes: o objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades específicas em algumas modalidades esportivas.
Treinamento para Vôlei e Futebol: o objetivo é preparar os alunos no trabalho coletivo esportivo para que representem a escola em campeonatos interescolares.
Oficina de Brinquedos e Invenções: os alunos escolhem um projeto de construção (brinquedo, jogo ou objeto útil), elaboram uma estratégia de execução, escolhendo as técnicas e ferramentas adequadas, e passam à realização do projeto com acompanhamento dos professores.
Projeto Social OBA (a partir do 8º ano): o objetivo é promover o encontro entre adolescentes e crianças de diversos segmentos sociais por meio de jogos, leitura e brincadeiras, contribuindo para a valorização do brincar.
 
Para o Ensino Médio
Turmas de treinamento esportivo / aulas de dança: tem como objetivos o aprimoramento de habilidades motoras, do trabalho em equipe e, para os esportes, a participação em campeonatos.
Projetos sociais (junto ao Instituto Equipe Cultura e Cidadania): são realizados sob as perspectivas educacional, curricular e não assistencialista. Nos últimos anos, foram desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio os projetos Era Outra Vez / Projeto Mediação de Leitura (objetiva aproximar a criança do livro por meio da mediação de leitura) e Chá de Arte (objetiva trabalhar com aspectos saudáveis da criança, contribuindo para que as situações de ambulatório e hospitalização sejam menos dolorosas e tristes, por meio da apresentação de esquetes, da arte como expressão plástica ou da arte de se relacionar).
Há a possibilidade de o grêmio propor e organizar outros eventos de interesse do grupo de alunos.
 

Escolhas Curriculares e Horários de Aulas


 
Para os alunos da Educação Infantil e 1º ano
O currículo inclui aprendizados nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Música, Educação Física, Capoeira. A partir do 1o ano, também Inglês.
Para que as crianças experimentem, desde o início, o aprendizado como um processo coletivo, os conteúdos curriculares têm íntima relação com a brincadeira e a conversa em grupo, nas quais expressam seus sentimentos e conhecimentos a respeito de suas relações com os demais e sobre os fatos e acontecimentos que acompanham ao observar a vida e os afazeres das pessoas mais próximas.
Aliar brincadeira, leitura, conversa e investigação é o que nos permite, nessa faixa etária, contar com o envolvimento das crianças no aprendizado dos diversos conteúdos curriculares, já que se vinculam a aspectos que as instigam e as mobilizam diante da necessidade que estão expressando de partilhar e prosseguir em seu processo de questionamento, investigação e aprendizagem.
Horários:

Período

Entrada

Saída

Manhã

7h45

12h

Tarde

13h15

17h30

Plantões*

Manhã: 7h15 às 7h45 e 12h às 12h45
Tarde: 12h30 às 13h15 e 17h30 às 18h15

* Os plantões de entrada e saída são organizados para atender às famílias que necessitam deixar ou buscar seus filhos na escola um pouco antes ou depois dos horários de aula.
 
Para os alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental I
O currículo articula aprendizados nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes, Música, Educação Física e Capoeira.
Período integral
Do 2º ao 5º ano, os alunos permanecem na escola em período integral por um dia na semana, o que nos permite manter um currículo amplo, com diferentes linguagens e possibilidades de interação lúdica, aprofundando simultaneamente o estudo nas áreas básicas. Nosso objetivo é propiciar:

  • a continuidade e o aprofundamento do trabalho com professores especialistas de Música, Artes, Educação Física e Capoeira;
  • o aprendizado de Língua Inglesa;
  • propostas de integração entre as quatro séries em projetos lúdicos de aprendizagem em torno dos eixos de artes (plásticas, dramáticas, visuais e com utilização de diferentes mídias), linguagens, atividades culturais, atividades físicas, culinária, brincadeiras, jogos e trabalhos manuais, que são definidos considerando as sugestões dos alunos e eleitos semestralmente por eles.

Propostas de integração
A integração entre alunos é proposta também no aprendizado de conteúdos curriculares, pois entendemos que a aprendizagem não é um processo linear e a divisão por séries nem sempre corresponde às reais aprendizagens e possibilidades de avanço dos alunos.
Valorizando a colaboração, selecionamos alguns conteúdos para planejar estudos em integração que nos permitem intensificar as propostas de trabalho com grupos heterogêneos:

  • atividades de leitura e escrita e de jogos de matemática entre 1º e 2º ano;
  • estudos de ciências e geometria entre alunos de 2º e 3º ano.

Horários:

Período

Entrada

Saída

Manhã

7h45

2ª feira: 17h55 (período integral)
3ª a 6ª feira: 12h25

Tarde

2ª, 3ª, 5ª e 6ª feira: 13h15
4ª feira: 7h45 (período integral)

17h55

Plantões*

Manhã: 7h15 às 7h45 e 12h25 às 13h
Tarde: 12h30 às 13h15 e 17h55 às 18h15

* Os plantões de entrada e saída são organizados para atender às famílias que necessitam deixar ou buscar seus filhos na escola um pouco antes ou depois dos horários de aula.
As aulas têm a duração de 50 minutos, com início às 13h15, 14h05, 14h55, 16h15 e 17h05.
O intervalo tem a duração de 30 minutos, iniciando-se às 15h45.
 
Para alunos do Ensino Fundamental II
Nosso currículo inclui as disciplinas regulares como Língua Portuguesa e Matemática e os Cursos Multidisciplinares. Nossa intenção com esses cursos é que o aluno aprimore sua competência leitora dos mais diversos textos que circulam socialmente, amplie sua capacidade de argumentação, suas possibilidades expressivas, seus procedimentos de investigação e sua interação com colegas de diferentes faixas etárias. Essas habilidades já são trabalhadas nas diversas disciplinas, mas nesses cursos assumem um caráter multi e interdisciplinar, com maior liberdade na escolha e articulação de conteúdos.
Disciplinas e carga horária

Cursos Regulares

6º ano

7º ano

8º ano

9º ano

Língua Portuguesa

3

3

3

3

Matemática

3

3

3

3

Ciências

3

3

3

3

Educação Física

3

3

2

2

História

2

2

2

2

Geografia

2

2

2

2

Inglês

2

2

2

2

Artes

1

1

1

1

Teatro

1

1

1

1

Música

X

X

1

1

OE

1

1

1

1

Cursos Multidisciplinares

Leituras

1

1

1

1

ACM*

1

1

1

1

Projetos

1

1

1

1

Tecnologias

1

1

X

X

Multimeios

X

X

1

1

*ACM: Atividade Complementar de Matemática

Horário:

Horário

Entrada

Saída

13h10

18h15

São quatro aulas com duração de 55 minutos e uma aula de 50 minutos, com início às 13h15, 14h10, 15h35, 16h30 e 17h25. O intervalo, de 25 minutos, inicia-se às 15h05.
 
Para alunos do Ensino Médio
Disciplinas e carga horária

Disciplinas

1ª série

2ª série

3ª série

Língua Portuguesa

3

2

2

Redação

1

2

1

Educação Artística

2

2

 

Educação Física

2

2

2

Inglês

2

2

2

Espanhol

1

1

1

Matemática

4

3

3

Física

2

3

2

Química

2

2

3

Biologia

2

2

2

História Geral

2

2

2

História do Brasil

2

2

2

Geografia

2

2

2

Filosofia

2

2

Orientação Educacional

1

1

1

Cursos Temáticos

4

Monografia

1

Horário:

Horário

Entrada

Saída

07h05

13h00

São cinco aulas com duração de 55 minutos e uma aula de 50 minutos, com início às 7h10, 8h05, 9h, 10h20, 11h15 e 12h10. O intervalo, de 20 minutos, inicia-se às 9h55.
As demais atividades, que contam com a escolha e adesão de cada aluno – participação nos projetos sociais, turmas de treinamento, aulas de Orientação de Estudos, grupos de estudo para o vestibular, oficina de teatro, grêmio -, estarão distribuídas ao longo da semana no período da tarde.
 

Processo de Avaliação, Recuperação e Orientação de Estudos


 
A avaliação faz parte da aprendizagem, constituindo momentos em que retomamos os objetivos propostos e o processo de cada aluno e do grupo. Seu objetivo é também reorientar as intervenções do professor e propiciar uma boa comunicação com as famílias, na busca de uma parceria que nos permita proporcionar aos alunos um espaço de aprendizagem mais próximo daquele que desejamos e no qual acreditamos.
Algumas formas específicas de registro nos permitem compartilhar o resultado da avaliação de forma mais significativa em cada ciclo.
 
Na Educação Infantil e 1º ano

  • relatórios semestrais – individuais e de grupo – dirigidos aos pais.

 
No Ensino Fundamental I

  • boletim trimestral individual, dirigido aos pais, que contém os objetivos de aprendizagem de cada área, comentários do professor, uma autoavaliação do aluno e, a partir do último trimestre do 2º ano, conceitos que expressam a qualidade do aprendizado e da produção do aluno no período.

Os conceitos são introduzidos gradativamente ao longo do 2º ano, com o objetivo de que os alunos compreendam que eles sintetizam o resultado da avaliação, permitindo que cada um se conscientize, junto com seus professores, de suas conquistas e dificuldades e possa se organizar para retomar conteúdos ou seguir avançando conforme as necessidades identificadas.
Orientação de estudos
Para propiciar que os alunos sejam desafiados em suas necessidades de aprendizado no contexto de sala de aula, podendo rever, se apropriar melhor ou ampliar seu conhecimento sobre os conteúdos trabalhados, são planejadas atividades em subgrupos de alunos, de maneira que alguns trabalhem de forma autônoma e outros possam contar com a ajuda de colegas (coordenadores) ou do professor para enfrentar desafios que lhes permitam avançar em suas hipóteses e conhecimentos.
Semanalmente, os grupos-classe são também reorganizados de acordo com conteúdos específicos das áreas de Língua Portuguesa e Matemática, a partir de avaliações do que cada aluno precisa aprender e pode ensinar.
Considerando que os alunos reconhecem diferenças na forma e no ritmo de aprendizado de cada um no grupo, essa proposta colabora para o aprendizado e também para que todos os alunos encontrem, no grupo, respeito à sua forma particular de aprender, podendo expressar seus conhecimentos e dúvidas.
Esse trabalho ocorre de forma contínua ao longo do ano, evidenciando de forma positiva a heterogeneidade dos grupos.
Língua Portuguesa
Os alunos de Educação Infantil a 3º ano integram uma entre três propostas, que envolvem desafios em relação:

  • à narrativa oral;
  • ao registro das primeiras produções escritas ou de leitura compartilhada;
  • à produção de texto ou leitura dramática.

Os alunos de 4º e 5º ano formam pequenos subgrupos em propostas semestrais de trabalho com a produção, revisão e análise de textos com ênfase na:

  • pontuação;
  • leitura em voz alta;
  • ortografia e acentuação;
  • interpretação de textos.

Matemática
Os alunos de 2º a 5º ano são organizados em quatro propostas, com ênfase em:

  • situações-problema (criação, interpretação e resolução de problemas);
  • operações (uso de estratégias pessoais e algoritmos);
  • cálculo mental;
  • jogos.

 
No Ensino Fundamental II
O boletim é trimestral e coletivo, dirigido aos alunos, contendo gráficos que registram o desempenho da classe em cada disciplina. É entregue aos alunos na aula de Orientação Educacional para permitir uma análise da produção de cada um no contexto do grupo e novos contratos coletivos de trabalho.
Ao final de cada trimestre, o aluno que não atingiu os objetivos de trabalho em uma ou mais disciplinas participa de um trabalho de recuperação que consiste em estudar individualmente por meio de um roteiro, esclarecer suas dúvidas num encontro com o professor da disciplina e realizar novas avaliações. O resultado das novas avaliações é acrescentado aos resultados dos trimestres.
 
No Ensino Médio
O processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio é organizado por bimestres. O trabalho desenvolvido é avaliado por meio de lições de casa, de atividades realizadas em sala de aula, trabalhos individuais e/ou em grupo e provas.
Os boletins que trazem os conceitos e as faltas dos alunos de cada classe são divulgados no site e entregues a cada aluno em aulas de Orientação Educacional, quando ocorre a formalização das reflexões sobre o trabalho individual e do grupo-classe através de autoavaliações.
As situações formais de recuperação acontecem, de modos diferentes, após o 2º e o 4º bimestre. Ao final do 2º bimestre o objetivo é que os alunos possam se preparar para a continuidade dos cursos no 2º semestre, através de estudos realizados em julho. Ao término do período regular, que se encerra ao final do 4º bimestre, são remetidos à recuperação os alunos que, de acordo com o Regimento Escolar, podem ainda buscar aprovação na série com a retomada de conteúdos fundamentais das disciplinas nas quais os objetivos não foram alcançados. Ambos os contextos de recuperação pressupõem o trabalho do aluno com roteiros elaborados pelos professores, aulas e provas das respectivas disciplinas.
Orientações de Estudos
Nas atividades propostas no processo de Orientação de Estudos ao longo do Ensino Médio, o objetivo de favorecer a troca, situações de aproximação e formação de vínculos entre alunos das três séries é contínuo.
1ª série
Quando diagnosticamos a necessidade de ampliar o trabalho com leitura e escrita e/ou resgatar conteúdos básicos da matemática para alguns dos alunos, estes são convocados a participar de Orientações de Estudos durante o segundo bimestre.
3ª série
Com foco na síntese pedagógica, os alunos da 3ª série podem participar de grupos de estudos voltados a exames externos (vestibulares, ENEM).

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