DIP – Profissionais e Horários

30/08/2019

1º horário – 7h30 às 9h45

Sociedade e Educação: Pedagogia, Psicologia, Serviço Social

Roteiro

EDI FONSECA

Pedagogia


Pedagoga, narradora oral e atriz. Graduada em Pedagogia pela USP. Pós-graduada pela FACON no curso A Arte de Contar Histórias – abordagens poética, literária e performática. Sócia-coordenadora da Roda Fiandeira Comunicação e Arte. Autora do livro Com olhos de ler – Coleção Interações da editora Blucher. Atualmente é colaboradora do CENPEC, da Revista Emília e ATaba. Atua como coordenadora e formadora de projetos no Instituto Avisa Lá desde 1996 e, neste ano, ingressou na equipe da SOMOS Educação e da Arte Despertar.

MIRIAM CHNAIDERMAN

Psicologia


Psicóloga pela USP, mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP. Doutorado em Artes pela ECA-USP. Ensaísta, vem publicando em vários jornais e revistas artigos sobre psicanálise, cinema e teatro. Tem dois livros publicados sobre a relação entre arte e psicanálise. Dirigiu curtas-documentários, médias-metragens e um longa-metragem. Um de seus filmes foi realizado para a Clínica do Testemunho do Instituto Sedes Sapientiae. É professora do Departamento de Psicanálise do Sedes Sapientiae. Psicanalista.

LÚCIA ÁGATA

Serviço Social


Assistente Social formada pela PUC – SP, com especialização em Gestão Pública e Economia Urbana também pela PUC – SP. Trabalha com habitação popular há mais de 25 anos, tanto no setor público, como em assessorias técnicas a movimentos por moradias. Atua em projetos de habitação popular – inclusive com mutirões -, de regularização fundiária, de urbanização de favelas e em intervenções em áreas de risco.

 

Ciências Humanas e Letras: Ciências Sociais, História, Filosofia, Letras

Roteiro

DOUGLAS LADISLAU

Ciências Sociais


Sociólogo, mestre e doutorando em Educação pela Faculdade de Educação – USP. Como pesquisador, se interessa por educação indígena, inovação educacional e intersecções/continuidades humanos-máquinas referentes ao denominado campo da inteligência artificial. Foi professor em educação básica e ensino superior. Desenvolve blogs e páginas em redes sociais visando à aprendizagem na área de ciências sociais e liderança e criatividade juvenis. Na Ashoka, coordena as iniciativas voltadas para a juventude no Brasil, que têm o objetivo de fazer com que todos os jovens se reconheçam como transformadores.

KARLA MAESTRINI

História


Graduação (bacharelado e licenciatura) em História, com especialização em Política e Tratamento dos Arquivos. Mestrado em História Social pela PUC–SP. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em História Social da USP. Atua nas áreas de pesquisa histórica, gestão documental e organização de acervos arquivísticos. Trabalha no Arquivo Histórico Municipal de São Paulo há sete anos. É responsável pelo acervo permanente do arquivo há dois anos. Coordenadora da documentação colonial.

ARTURO GAMERO

Filosofia


Filósofo pela USP. Mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP. Artista, escritor e educador. Coordenou a Oficina de Literatura no CAPS Itapeva-SP. Frequentou o curso de George Didi-Huberman na L’École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Participou do documentário O zero não é vazio, de Andrea Menezes e Marcelo Masagão. Coordenou o Educativo da Exposição Paralela – De perto e de longe (2008). Atuou como artista convidado na SP Escola de Teatro. Em 2013, lançou Favos (Editora Lumme). Venceu em 2017 o Programa Nascente de Artes Visuais (USP). Em 2019 assumiu a Curadoria de Artes Visuais do Festival Soy Loco Por Ti Juquery. É professor de Artes no Ateliê-Escola Acaia.

MARTIN RUSSO

Letras


Graduado em Linguística e Português pela USP. Licenciado em Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação – USP. Mestrado no Depto. de Letras Modernas com o trabalho: “A voz do torcedor e do hincha na narração de gol no futebol do Brasil e da Argentina”.
Doutorando no Depto. de Letras Modernas, no Programa de Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana – USP. Trabalhou com formação de professores de Espanhol e como professor de Português no Programa Mais Médicos do Brasil. Tradutor e intérprete, atua com textos, legendas e dublagem.

 

Ciências Exatas e Tecnologias: Física, Matemática, Ciência da Computação

Roteiro

FELIPE NAVARETE

Física


Bacharel em Física, com habilitação em Astronomia pelo Instituto de Física – USP. Mestrado e doutorado em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG – USP. Foi assistente de pesquisa no Observatório Gemini Sul (Chile, 2012) e pesquisador no Instituto Max-Planck (Alemanha, 2015). Trabalhou com o tema da instrumentação astronômica. Estuda a formação de estrelas de alta massa na Via Láctea, a partir de espectroscopia no infra-vermelho e em ondas de rádio.

JOSÉ HENRIQUE BATTAZZA CERQUEIRA

Matemática


Licenciado em Matemática pela USP. MBA em Finanças no Instituto de Ensino e Pesquisa – INSPER. Técnico em Processamento de Dados (Colégio Técnico de Limeira – UNICAMP). Foi professor de Matemática em cursinho, no EJA – Educação de Jovens e Adultos da Escola N. Sra. das Graças (Gracinha), na Universidade Anhembi-Morumbi e no Liceo Scientifico di Chiavenna (professor convidado) – Itália. Trabalha no Itaú – Unibanco desde 2012, tendo sido analista sênior de produtos ativos e coordenador de produtos ativos. Atualmente é Gerente de Produtos Ativos.

RODOLFO AVELINO

Ciência da Computação


Bacharel em Sistemas da Informação pelo Centro Universitário Fundação Santo André, mestre em TV Digital pela UNESP, doutorando no Programa de Ciências Humanas e Sociais (PCHS) da Universidade Federal do ABC. Tem experiência de 27 anos na área de Tecnologia da Informação, liderando projetos de Segurança da Informação e infraestrutura. É professor do curso de Engenharia do Insper e da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Impacta. Diretor da ONG Coletivo Digital.

WILKEN SANCHES

Ciência da Computação


Antropólogo e doutor pela PUC-SP, pesquisador do Grupo de Estudos de Práticas Culturais Contemporâneas da PUC-SP, onde desenvolve pesquisas sobre a produção colaborativa do conhecimento dentro das comunidades de Software Livre e do impacto dessas práticas sobre a indústria cultural. Como professor universitário, lecionou Antropologia, Desafios Contemporâneos, Estética e História da Arte. Integra a diretoria da ONG Coletivo Digital, onde também é produtor-executivo de projetos culturais. Responsável pela manutenção do Estúdio do Coletivo Digital, já realizou palestras em eventos nacionais e internacionais sobre o uso de software livre para a produção cultural.

 

Arte e Cultura: Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Música

Roteiro

MARISTELA CHELALA

Artes Cênicas


Atriz formada pelo INDAC – Escola de Atores, autora e diretora teatral. Integrou os grupos Tapa e Velha Companhia. Participou de peças como Autor Bom é Autor Morto, Crepúsculo e Cais ou da Indiferença das Embarcações (direção de Kiko Marques), Galileu Galilei (direção de Cibele Forjaz) e A Visita da Velha Senhora (direção de Luiz Villaça). Autora e diretora da peça Ponto de Vista de Um Palhaço. Iniciou o estudo e pesquisa do clown em 2003. Desde 2009, ministra aulas de Interpretação e Montagem nos cursos paralelos a no profissionalizante do INDAC.

RIVANE NEUENSCHWANDER

Artes Visuais


Artista visual pela Escola de Belas Artes – UFMG. Foi artista residente do Royal College of Art, Londres (1996 e 1998). Participou da 24ª Bienal Internacional de São Paulo (1998). Diretora de arte do curta-metragem Otto, Eu Sou um Outro (de Lucas Bambozzi e Cao Guimarães). Foi artista residente do IASPS, Suécia (1999). Co-diretora dos vídeos experimentais Sopro (2000) e Word/World (2001). Recebeu o prêmio da Art Pace Foundation, Estados Unidos (2001). Participou da Bienal Internacional de Veneza (2003 e 2004) e da 27ª Bienal Internacional de São Paulo (2006). Criadora da instalação Continente/Nuvem em Inhotim.

LEANDRO DE SOUZA

Dança


Artista da dança, Mestre em Artes da Cena e Bacharel em Dança pela UNICAMP. Criou “Eles Fazem Dança Contemporânea”, contemplado pelo ProAC editais. Ganhou o prêmio APCA 2018, na categoria interpretação, por sua performance no solo “Sismos e Volts”, apresentado no Festival Contemporâneo de Dança. Foi curador do 23º Festival Cultura Inglesa. Desenvolveu atividades educativas como mediador na 33º Bienal de São Paulo. Concluiu o programa SMASH Berlin – Intensive Training In Experimental Physical Performance. Foi dançarino da E² Cia de Teatro e Dança e do Núcleo Entretanto. Atuou como artista orientador do Programa Vocacional, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Criou o solo “Nunca Mais Bom Crioulo” apresentado, dentre outros lugares, no Festival Internacional de Arte Fronteras (Chile).

RUI BAROSSI

Música


Ex-aluno do Colégio Equipe (turma 1996). Bacharel em Música pela UNICAMP. Contrabaixista, arranjador, compositor e produtor musical. Faz parte dos grupos: À Deriva; Gato Negro; Orquestra Mundana e Quarteto Original. Possui diversos CDs lançados de seus trabalhos autorais, dos quais participou como instrumentista, compositor, arranjador e, em alguns casos, produtor. Trabalhou como contrabaixista e arranjador nos discos: “Eu sou do tempo em que a gente se telefonava” – Blubell e “Tropicália Lixo Lógico” – Tom Zé, entre outros. Compôs trilhas para peças e curta metragens. Compôs e produziu duas músicas para o longa-metragem Cara ou Coroa, de Ugo Giorgetti. Também fez parte, como músico e/ou performer, de espetáculos teatrais, dentre eles, Galileu Galilei (direção de Cibele Forjaz).

 

2º horário – 10h15 às 12h30

Ciências Biológicas e Saúde: Medicina, Biologia/Bioquímica, Biomedicina, Educação Física

Roteiro

PAULA SAVÉRIO DE OLIVEIRA PRATA PENNA

Medicina


Ex-aluna do Colégio Equipe (turma 2009). Médica pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP (2011 a 2016). Residência Médica em Pediatria na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP / Escola Paulista de Medicina (março / 2017 a março / 2019). Residência Médica em Hematologia Pediátrica na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP / Escola Paulista de Medicina (em curso). Monografia realizada na residência: Cuidados Paliativos em Pediatria.  É Pediatra plantonista no Hospital Metropolitano da Lapa e no Hospital Estadual de Diadema.

SERGIO SCHENKMAN

Biologia/Bioquímica


Bacharel e Licenciado em Biologia pela USP. Doutor em Ciências, modalidade Bioquímica, pelo Instituto de Química da USP. Pós-doutorado no Instituto Pasteur de Paris. Incorporado em 1984 como Professor de Microbiologia da Escola Paulista de Medicina, hoje Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Foi professor visitante na Universidade de Nova Iorque. Em 1995 obteve o título de Livre Docente na EPM-UNIFESP e em 1997 foi aprovado como Professor Titular da mesma Universidade. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro das Academias Brasileira e Paulista de Ciências, vinculado a sociedades científicas brasileiras e estrangeiras. Desde o início de sua carreira, atuou em pesquisa sobre os mecanismos de escape e sobrevivência de agentes infecciosos, destacando-se o parasita causador da doença de Chagas. É especialista em Biologia Molecular, Celular e Bioquímica. Coordena grupo de estudantes e pesquisadores com o intuito de identificar novos alvos para medicamentos ainda necessários ao combate de doença que afeta milhões.

ANA CLAUDIA TROCOLI TORRECILHAS

Biomedicina


Biomédica pela Faculdade Barão de Mauá, Ribeirão Preto. Mestrado na UNIFESP, doutorado na USP, pós-doutorado no Instituto de Química – USP, na UGA (Georgia- EUA) e no WIS (Weizmann Institute of Science). É professora associada na UNIFESP, campus Diadema; coordenadora das disciplinas de Parasitologia e Imunologia Clínica do curso de Farmácia; chefe do laboratório de pesquisa Bioquímica e Imunologia Celular de Protozoários; membro titular da pós-graduação em Ciências Farmacêuticas; membro titular da comissão de estágio probatório; membro titular da comissão de comunicação da UNIFESP, campus Diadema.

ZÓZIMO LISBOA

Educação Física


Licenciatura plena em Educação Física. Pós-graduação em Treinamento e Biomecânica no Instituto de Ortopedia e Traumatologia – IOT/USP. Pós-graduação em Saúde e Educação na UNIÍTALO (Centro Universitário Ítalo-Brasileiro). Especialista em Pilates, Ciclismo Indoor, Treinamento Funcional e HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade). Foi diretor/professor da Rede Runner e professor da Cia Atlética. É professor na rede Bodytec. Professor universitário no IOT/USP e na UNIÍTALO. Foi bicampeão mundial de Ginástica.

 

Sociedade e Comunicação: Jornalismo, Economia, Direito, Relações Internacionais

Roteiro

DANIEL BRAMATTI

Jornalismo


Formado em Jornalismo pela PUC – RS. Presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI. Trabalhou na Folha de São Paulo. É editor do Estadão Dados e do Estadão Verifica (checagem e verificação de dados). Porta voz do projeto Comprova (coalisão de 24 veículos de mídia), que combate a desinformação nas redes sociais.

GABRIEL MADEIRA

Economia


Ex-aluno do Colégio Equipe (turma 1989). Graduação e mestrado em Economia pela USP. Doutorado em Economia pela Universidade de Chicago. Pesquisador, é professor do Departamento de Economia da USP desde 2009. É pesquisador na área de Economia, com ênfase em Teoria dos Contratos, Desenvolvimento Financeiro e Microeconomia Aplicada.

LOURDES DE ALCANTARA MACHADO

Direito


Bacharel em Direito pela PUC – SP. Pós-graduada em Gestão Ambiental na Faculdade de Saúde Pública – USP. L.L.M. na Universidade da Califórnia, Berkeley. Doutora pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Especialista na área de Direito Ambiental. Atua atualmente como Advogada Sênior no Demarest Advogados.

FELIPE TEIXEIRA

Relações Internacionais


Possui graduação em Relações Internacionais pela USP. Fez Mestrado em Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Tem experiência na área de Relações Internacionais e Economia Política Internacional. Colaborou com a Revista Versus Acadêmica, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFRJ. Foi Bolsista do IPEA na Missão do IPEA em Caracas, Venezuela. Trabalha com gestão pública, vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de São Paulo.

 

Meio Ambiente e Cidades: Arquitetura e Urbanismo, Geologia, Gestão Ambiental/Ecologia

Roteiro

CRISTIANE MUNIZ

Arquitetura e Urbanismo


Arquiteta pela FAU – USP, com mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela USP, em Desenho Urbano. Coordenou o curso de pós-graduação Arquitetura, Educação e Sociedade na Escola da Cidade. É professora da Escola da Cidade desde 2002 e diretora da Escola da Cidade desde abril/2019. É sócia do Una Arquitetos desde 1996, onde desenvolve projetos de arquitetura e urbanismo.

VAGNER ROBERTO ELIS

Geologia


Possui Graduação em Geologia, Mestrado em Geociências e Meio Ambiente e Doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Atualmente é Professor Associado no Departamento de Geofísica do IAG/USP. Tem experiência em Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: geofísica aplicada, geofísica rasa, métodos geoelétricos, investigação ambiental e geofísica aplicada à mineração.

ANA LÚCIA BRANDIMARTE

Gestão Ambiental/Ecologia


Possui graduação em Ciências Biológicas pela USP (1983) e mestrado (1991) e doutorado (1997) em Ecologia pela USP. Atua como professora doutora do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo – USP, tendo ocupado o cargo de chefe de departamento entre junho de 2013 e junho de 2015, e retornado à função em junho de 2017. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase na comunidade de invertebrados bentônicos, atuando também em projetos que tratam do envolvimento da população local com os corpos d’ água e com as políticas públicas voltadas aos ambientes aquáticos.

 

Comunicação e Arte: Cinema, Multimídias, Fotografia, Moda

Roteiro

KIKO GOIFMAN

Cinema


Antropólogo pela UFMG. Mestre em Multimeios pela UNICAMP. É diretor de cinema e TV, roteirista, artista multimídia, produtor – tendo atuado também como ator. Dirigiu vários longas, médias e curtas-metragens e programas de TV para TV Brasil, TV Cultura, SESC TV e Canal Brasil. Autor do livro “Valetes em Slow-Motion”, ganhador do 7º Grand Prix Möbius (Paris/98). Seu filme mais recente é o documentário “Bixa Travestx”, ainda não lançado no Brasil, que já percorreu vários festivais pelo mundo. É professor na Academia Internacional de Cinema.

HERMES RENATO HILDEBRAND

Multimídias


Matemático. Mestrado em Multimeios pela UNICAMP. Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC – SP. Professor da UNICAMP e da PUC – SP. É vice-coordenador do Programa de Pós-graduação de TIDD – Tecnologia da Inteligência e Design Digital da PUC – SP e professor do Curso de Mestrado Profissionalizante em Jogos no Departamento de Matemática e Ciências da Computação.   Atua nas áreas de matemática, artes, semiótica, comunicação, propaganda, marketing, desenvolvimento de sistemas computacionais off-line / on-line artísticos e de jogos eletrônicos.

SATO DO BRASIL (FERNANDO SATO)

Fotografia


Fotógrafo, jornalista, arte-educador, artista de rua, designer gráfico, diretor de arte, cenógrafo, ilustrador, sushi man. Integrante dos coletivos Casadalapa, Jornalistas Livres, Frente 3 de fevereiro, Aparelhamento e Ocupe a Mídia. Seus ambientes de atuação vão do jornalismo, educação, teatro, cinema, sinalização, até diagramação de livros e grafite, estêncil e lambe-lambe. Formação no Ensino Médio no Instituto Federal de São Paulo e, no Ensino Superior, na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM.

ELZA BASTOS

Moda


Recebeu bolsa para sua formação em Moda na ESMOD – École Supérieure des Arts et Techniques de la Mode, de Paris. Com sua formação, pôde ter experiências profissionais na área acadêmica, na industrial e no cinema. Iniciou sua carreira como figurinista e passou posteriormente a atuar como estilista. Foi professora no curso de Moda do SENAC. Trabalhou nas marcas Lita Mortari, Giuliana Romano, dentre outras. Foi responsável por desfiles realizados na São Paulo Fashion Week. Atualmente é estilista na Le Lis Blanc.

DIP – Profissionais e Horários

30/08/2019

1º horário – 7h30 às 9h45

Sociedade e Educação: Pedagogia, Psicologia, Serviço Social

Roteiro

EDI FONSECA

Pedagogia


Pedagoga, narradora oral e atriz. Graduada em Pedagogia pela USP. Pós-graduada pela FACON no curso A Arte de Contar Histórias – abordagens poética, literária e performática. Sócia-coordenadora da Roda Fiandeira Comunicação e Arte. Autora do livro Com olhos de ler – Coleção Interações da editora Blucher. Atualmente é colaboradora do CENPEC, da Revista Emília e ATaba. Atua como coordenadora e formadora de projetos no Instituto Avisa Lá desde 1996 e, neste ano, ingressou na equipe da SOMOS Educação e da Arte Despertar.

MIRIAM CHNAIDERMAN

Psicologia


Psicóloga pela USP, mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP. Doutorado em Artes pela ECA-USP. Ensaísta, vem publicando em vários jornais e revistas artigos sobre psicanálise, cinema e teatro. Tem dois livros publicados sobre a relação entre arte e psicanálise. Dirigiu curtas-documentários, médias-metragens e um longa-metragem. Um de seus filmes foi realizado para a Clínica do Testemunho do Instituto Sedes Sapientiae. É professora do Departamento de Psicanálise do Sedes Sapientiae. Psicanalista.

LÚCIA ÁGATA

Serviço Social


Assistente Social formada pela PUC – SP, com especialização em Gestão Pública e Economia Urbana também pela PUC – SP. Trabalha com habitação popular há mais de 25 anos, tanto no setor público, como em assessorias técnicas a movimentos por moradias. Atua em projetos de habitação popular – inclusive com mutirões -, de regularização fundiária, de urbanização de favelas e em intervenções em áreas de risco.

 

Ciências Humanas e Letras: Ciências Sociais, História, Filosofia, Letras

Roteiro

DOUGLAS LADISLAU

Ciências Sociais


Sociólogo, mestre e doutorando em Educação pela Faculdade de Educação – USP. Como pesquisador, se interessa por educação indígena, inovação educacional e intersecções/continuidades humanos-máquinas referentes ao denominado campo da inteligência artificial. Foi professor em educação básica e ensino superior. Desenvolve blogs e páginas em redes sociais visando à aprendizagem na área de ciências sociais e liderança e criatividade juvenis. Na Ashoka, coordena as iniciativas voltadas para a juventude no Brasil, que têm o objetivo de fazer com que todos os jovens se reconheçam como transformadores.

KARLA MAESTRINI

História


Graduação (bacharelado e licenciatura) em História, com especialização em Política e Tratamento dos Arquivos. Mestrado em História Social pela PUC–SP. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em História Social da USP. Atua nas áreas de pesquisa histórica, gestão documental e organização de acervos arquivísticos. Trabalha no Arquivo Histórico Municipal de São Paulo há sete anos. É responsável pelo acervo permanente do arquivo há dois anos. Coordenadora da documentação colonial.

ARTURO GAMERO

Filosofia


Filósofo pela USP. Mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP. Artista, escritor e educador. Coordenou a Oficina de Literatura no CAPS Itapeva-SP. Frequentou o curso de George Didi-Huberman na L’École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Participou do documentário O zero não é vazio, de Andrea Menezes e Marcelo Masagão. Coordenou o Educativo da Exposição Paralela – De perto e de longe (2008). Atuou como artista convidado na SP Escola de Teatro. Em 2013, lançou Favos (Editora Lumme). Venceu em 2017 o Programa Nascente de Artes Visuais (USP). Em 2019 assumiu a Curadoria de Artes Visuais do Festival Soy Loco Por Ti Juquery. É professor de Artes no Ateliê-Escola Acaia.

MARTIN RUSSO

Letras


Graduado em Linguística e Português pela USP. Licenciado em Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação – USP. Mestrado no Depto. de Letras Modernas com o trabalho: “A voz do torcedor e do hincha na narração de gol no futebol do Brasil e da Argentina”.
Doutorando no Depto. de Letras Modernas, no Programa de Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana – USP. Trabalhou com formação de professores de Espanhol e como professor de Português no Programa Mais Médicos do Brasil. Tradutor e intérprete, atua com textos, legendas e dublagem.

 

Ciências Exatas e Tecnologias: Física, Matemática, Ciência da Computação

Roteiro

FELIPE NAVARETE

Física


Bacharel em Física, com habilitação em Astronomia pelo Instituto de Física – USP. Mestrado e doutorado em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG – USP. Foi assistente de pesquisa no Observatório Gemini Sul (Chile, 2012) e pesquisador no Instituto Max-Planck (Alemanha, 2015). Trabalhou com o tema da instrumentação astronômica. Estuda a formação de estrelas de alta massa na Via Láctea, a partir de espectroscopia no infra-vermelho e em ondas de rádio.

JOSÉ HENRIQUE BATTAZZA CERQUEIRA

Matemática


Licenciado em Matemática pela USP. MBA em Finanças no Instituto de Ensino e Pesquisa – INSPER. Técnico em Processamento de Dados (Colégio Técnico de Limeira – UNICAMP). Foi professor de Matemática em cursinho, no EJA – Educação de Jovens e Adultos da Escola N. Sra. das Graças (Gracinha), na Universidade Anhembi-Morumbi e no Liceo Scientifico di Chiavenna (professor convidado) – Itália. Trabalha no Itaú – Unibanco desde 2012, tendo sido analista sênior de produtos ativos e coordenador de produtos ativos. Atualmente é Gerente de Produtos Ativos.

RODOLFO AVELINO

Ciência da Computação


Bacharel em Sistemas da Informação pelo Centro Universitário Fundação Santo André, mestre em TV Digital pela UNESP, doutorando no Programa de Ciências Humanas e Sociais (PCHS) da Universidade Federal do ABC. Tem experiência de 27 anos na área de Tecnologia da Informação, liderando projetos de Segurança da Informação e infraestrutura. É professor do curso de Engenharia do Insper e da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Impacta. Diretor da ONG Coletivo Digital.

WILKEN SANCHES

Ciência da Computação


Antropólogo e doutor pela PUC-SP, pesquisador do Grupo de Estudos de Práticas Culturais Contemporâneas da PUC-SP, onde desenvolve pesquisas sobre a produção colaborativa do conhecimento dentro das comunidades de Software Livre e do impacto dessas práticas sobre a indústria cultural. Como professor universitário, lecionou Antropologia, Desafios Contemporâneos, Estética e História da Arte. Integra a diretoria da ONG Coletivo Digital, onde também é produtor-executivo de projetos culturais. Responsável pela manutenção do Estúdio do Coletivo Digital, já realizou palestras em eventos nacionais e internacionais sobre o uso de software livre para a produção cultural.

 

Arte e Cultura: Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Música

Roteiro

MARISTELA CHELALA

Artes Cênicas


Atriz formada pelo INDAC – Escola de Atores, autora e diretora teatral. Integrou os grupos Tapa e Velha Companhia. Participou de peças como Autor Bom é Autor Morto, Crepúsculo e Cais ou da Indiferença das Embarcações (direção de Kiko Marques), Galileu Galilei (direção de Cibele Forjaz) e A Visita da Velha Senhora (direção de Luiz Villaça). Autora e diretora da peça Ponto de Vista de Um Palhaço. Iniciou o estudo e pesquisa do clown em 2003. Desde 2009, ministra aulas de Interpretação e Montagem nos cursos paralelos a no profissionalizante do INDAC.

RIVANE NEUENSCHWANDER

Artes Visuais


Artista visual pela Escola de Belas Artes – UFMG. Foi artista residente do Royal College of Art, Londres (1996 e 1998). Participou da 24ª Bienal Internacional de São Paulo (1998). Diretora de arte do curta-metragem Otto, Eu Sou um Outro (de Lucas Bambozzi e Cao Guimarães). Foi artista residente do IASPS, Suécia (1999). Co-diretora dos vídeos experimentais Sopro (2000) e Word/World (2001). Recebeu o prêmio da Art Pace Foundation, Estados Unidos (2001). Participou da Bienal Internacional de Veneza (2003 e 2004) e da 27ª Bienal Internacional de São Paulo (2006). Criadora da instalação Continente/Nuvem em Inhotim.

LEANDRO DE SOUZA

Dança


Artista da dança, Mestre em Artes da Cena e Bacharel em Dança pela UNICAMP. Criou “Eles Fazem Dança Contemporânea”, contemplado pelo ProAC editais. Ganhou o prêmio APCA 2018, na categoria interpretação, por sua performance no solo “Sismos e Volts”, apresentado no Festival Contemporâneo de Dança. Foi curador do 23º Festival Cultura Inglesa. Desenvolveu atividades educativas como mediador na 33º Bienal de São Paulo. Concluiu o programa SMASH Berlin – Intensive Training In Experimental Physical Performance. Foi dançarino da E² Cia de Teatro e Dança e do Núcleo Entretanto. Atuou como artista orientador do Programa Vocacional, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Criou o solo “Nunca Mais Bom Crioulo” apresentado, dentre outros lugares, no Festival Internacional de Arte Fronteras (Chile).

RUI BAROSSI

Música


Ex-aluno do Colégio Equipe (turma 1996). Bacharel em Música pela UNICAMP. Contrabaixista, arranjador, compositor e produtor musical. Faz parte dos grupos: À Deriva; Gato Negro; Orquestra Mundana e Quarteto Original. Possui diversos CDs lançados de seus trabalhos autorais, dos quais participou como instrumentista, compositor, arranjador e, em alguns casos, produtor. Trabalhou como contrabaixista e arranjador nos discos: “Eu sou do tempo em que a gente se telefonava” – Blubell e “Tropicália Lixo Lógico” – Tom Zé, entre outros. Compôs trilhas para peças e curta metragens. Compôs e produziu duas músicas para o longa-metragem Cara ou Coroa, de Ugo Giorgetti. Também fez parte, como músico e/ou performer, de espetáculos teatrais, dentre eles, Galileu Galilei (direção de Cibele Forjaz).

 

2º horário – 10h15 às 12h30

Ciências Biológicas e Saúde: Medicina, Biologia/Bioquímica, Biomedicina, Educação Física

Roteiro

PAULA SAVÉRIO DE OLIVEIRA PRATA PENNA

Medicina


Ex-aluna do Colégio Equipe (turma 2009). Médica pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP (2011 a 2016). Residência Médica em Pediatria na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP / Escola Paulista de Medicina (março / 2017 a março / 2019). Residência Médica em Hematologia Pediátrica na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP / Escola Paulista de Medicina (em curso). Monografia realizada na residência: Cuidados Paliativos em Pediatria.  É Pediatra plantonista no Hospital Metropolitano da Lapa e no Hospital Estadual de Diadema.

SERGIO SCHENKMAN

Biologia/Bioquímica


Bacharel e Licenciado em Biologia pela USP. Doutor em Ciências, modalidade Bioquímica, pelo Instituto de Química da USP. Pós-doutorado no Instituto Pasteur de Paris. Incorporado em 1984 como Professor de Microbiologia da Escola Paulista de Medicina, hoje Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Foi professor visitante na Universidade de Nova Iorque. Em 1995 obteve o título de Livre Docente na EPM-UNIFESP e em 1997 foi aprovado como Professor Titular da mesma Universidade. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro das Academias Brasileira e Paulista de Ciências, vinculado a sociedades científicas brasileiras e estrangeiras. Desde o início de sua carreira, atuou em pesquisa sobre os mecanismos de escape e sobrevivência de agentes infecciosos, destacando-se o parasita causador da doença de Chagas. É especialista em Biologia Molecular, Celular e Bioquímica. Coordena grupo de estudantes e pesquisadores com o intuito de identificar novos alvos para medicamentos ainda necessários ao combate de doença que afeta milhões.

ANA CLAUDIA TROCOLI TORRECILHAS

Biomedicina


Biomédica pela Faculdade Barão de Mauá, Ribeirão Preto. Mestrado na UNIFESP, doutorado na USP, pós-doutorado no Instituto de Química – USP, na UGA (Georgia- EUA) e no WIS (Weizmann Institute of Science). É professora associada na UNIFESP, campus Diadema; coordenadora das disciplinas de Parasitologia e Imunologia Clínica do curso de Farmácia; chefe do laboratório de pesquisa Bioquímica e Imunologia Celular de Protozoários; membro titular da pós-graduação em Ciências Farmacêuticas; membro titular da comissão de estágio probatório; membro titular da comissão de comunicação da UNIFESP, campus Diadema.

ZÓZIMO LISBOA

Educação Física


Licenciatura plena em Educação Física. Pós-graduação em Treinamento e Biomecânica no Instituto de Ortopedia e Traumatologia – IOT/USP. Pós-graduação em Saúde e Educação na UNIÍTALO (Centro Universitário Ítalo-Brasileiro). Especialista em Pilates, Ciclismo Indoor, Treinamento Funcional e HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade). Foi diretor/professor da Rede Runner e professor da Cia Atlética. É professor na rede Bodytec. Professor universitário no IOT/USP e na UNIÍTALO. Foi bicampeão mundial de Ginástica.

 

Sociedade e Comunicação: Jornalismo, Economia, Direito, Relações Internacionais

Roteiro

DANIEL BRAMATTI

Jornalismo


Formado em Jornalismo pela PUC – RS. Presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI. Trabalhou na Folha de São Paulo. É editor do Estadão Dados e do Estadão Verifica (checagem e verificação de dados). Porta voz do projeto Comprova (coalisão de 24 veículos de mídia), que combate a desinformação nas redes sociais.

GABRIEL MADEIRA

Economia


Ex-aluno do Colégio Equipe (turma 1989). Graduação e mestrado em Economia pela USP. Doutorado em Economia pela Universidade de Chicago. Pesquisador, é professor do Departamento de Economia da USP desde 2009. É pesquisador na área de Economia, com ênfase em Teoria dos Contratos, Desenvolvimento Financeiro e Microeconomia Aplicada.

LOURDES DE ALCANTARA MACHADO

Direito


Bacharel em Direito pela PUC – SP. Pós-graduada em Gestão Ambiental na Faculdade de Saúde Pública – USP. L.L.M. na Universidade da Califórnia, Berkeley. Doutora pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Especialista na área de Direito Ambiental. Atua atualmente como Advogada Sênior no Demarest Advogados.

FELIPE TEIXEIRA

Relações Internacionais


Possui graduação em Relações Internacionais pela USP. Fez Mestrado em Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Tem experiência na área de Relações Internacionais e Economia Política Internacional. Colaborou com a Revista Versus Acadêmica, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFRJ. Foi Bolsista do IPEA na Missão do IPEA em Caracas, Venezuela. Trabalha com gestão pública, vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de São Paulo.

 

Meio Ambiente e Cidades: Arquitetura e Urbanismo, Geologia, Gestão Ambiental/Ecologia

Roteiro

CRISTIANE MUNIZ

Arquitetura e Urbanismo


Arquiteta pela FAU – USP, com mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela USP, em Desenho Urbano. Coordenou o curso de pós-graduação Arquitetura, Educação e Sociedade na Escola da Cidade. É professora da Escola da Cidade desde 2002 e diretora da Escola da Cidade desde abril/2019. É sócia do Una Arquitetos desde 1996, onde desenvolve projetos de arquitetura e urbanismo.

VAGNER ROBERTO ELIS

Geologia


Possui Graduação em Geologia, Mestrado em Geociências e Meio Ambiente e Doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Atualmente é Professor Associado no Departamento de Geofísica do IAG/USP. Tem experiência em Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: geofísica aplicada, geofísica rasa, métodos geoelétricos, investigação ambiental e geofísica aplicada à mineração.

ANA LÚCIA BRANDIMARTE

Gestão Ambiental/Ecologia


Possui graduação em Ciências Biológicas pela USP (1983) e mestrado (1991) e doutorado (1997) em Ecologia pela USP. Atua como professora doutora do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo – USP, tendo ocupado o cargo de chefe de departamento entre junho de 2013 e junho de 2015, e retornado à função em junho de 2017. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase na comunidade de invertebrados bentônicos, atuando também em projetos que tratam do envolvimento da população local com os corpos d’ água e com as políticas públicas voltadas aos ambientes aquáticos.

 

Comunicação e Arte: Cinema, Multimídias, Fotografia, Moda

Roteiro

KIKO GOIFMAN

Cinema


Antropólogo pela UFMG. Mestre em Multimeios pela UNICAMP. É diretor de cinema e TV, roteirista, artista multimídia, produtor – tendo atuado também como ator. Dirigiu vários longas, médias e curtas-metragens e programas de TV para TV Brasil, TV Cultura, SESC TV e Canal Brasil. Autor do livro “Valetes em Slow-Motion”, ganhador do 7º Grand Prix Möbius (Paris/98). Seu filme mais recente é o documentário “Bixa Travestx”, ainda não lançado no Brasil, que já percorreu vários festivais pelo mundo. É professor na Academia Internacional de Cinema.

HERMES RENATO HILDEBRAND

Multimídias


Matemático. Mestrado em Multimeios pela UNICAMP. Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC – SP. Professor da UNICAMP e da PUC – SP. É vice-coordenador do Programa de Pós-graduação de TIDD – Tecnologia da Inteligência e Design Digital da PUC – SP e professor do Curso de Mestrado Profissionalizante em Jogos no Departamento de Matemática e Ciências da Computação.   Atua nas áreas de matemática, artes, semiótica, comunicação, propaganda, marketing, desenvolvimento de sistemas computacionais off-line / on-line artísticos e de jogos eletrônicos.

SATO DO BRASIL (FERNANDO SATO)

Fotografia


Fotógrafo, jornalista, arte-educador, artista de rua, designer gráfico, diretor de arte, cenógrafo, ilustrador, sushi man. Integrante dos coletivos Casadalapa, Jornalistas Livres, Frente 3 de fevereiro, Aparelhamento e Ocupe a Mídia. Seus ambientes de atuação vão do jornalismo, educação, teatro, cinema, sinalização, até diagramação de livros e grafite, estêncil e lambe-lambe. Formação no Ensino Médio no Instituto Federal de São Paulo e, no Ensino Superior, na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM.

ELZA BASTOS

Moda


Recebeu bolsa para sua formação em Moda na ESMOD – École Supérieure des Arts et Techniques de la Mode, de Paris. Com sua formação, pôde ter experiências profissionais na área acadêmica, na industrial e no cinema. Iniciou sua carreira como figurinista e passou posteriormente a atuar como estilista. Foi professora no curso de Moda do SENAC. Trabalhou nas marcas Lita Mortari, Giuliana Romano, dentre outras. Foi responsável por desfiles realizados na São Paulo Fashion Week. Atualmente é estilista na Le Lis Blanc.

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024