30/06/2017
Caros pais e alunos,
Desde 2016, realizamos uma série de encontros e conversas com um grupo de refugiados e imigrantes que se dispuseram a construir em parceria com o Instituto Equipe um novo projeto social destinado aos alunos de Ensino Médio. Nesses encontros, que envolveram alunos, ex-alunos, pais e educadores, tivemos como objetivo principal nos aproximarmos de suas culturas, das condições de saída dessas pessoas de seus lugares de origem, dos deslocamentos que fizeram até chegar a São Paulo e das condições de vida que levam no Brasil.
O tema inicial, proposto pelos refugiados e imigrantes para pautar nossas conversas e reflexões e que balizou a elaboração do projeto, foi o desejo e a necessidade de levar os brasileiros a mudarem a representação que têm deles. Esse tema girava em torno do sentimento partilhado por eles de indignação diante da falta de políticas concretas por parte do Estado para acolhê-los e de surpresa diante do imaginário social com que se deparavam cotidianamente, um imaginário marcado pelo preconceito e pela discriminação.
O projeto que desenvolveremos a partir de agosto de 2017, em parceria com a ONG África do Coração, tem como propósito principal contribuir para a ressocialização dos participantes e consiste na realização de um processo teatral, baseado na estética do teatro documentário. Pretende, nesse sentido, ampliar o referencial teatral dos participantes, assim como fomentar a reflexão crítica, a autonomia, e as trocas simbólicas entre os dois grupos. Ao longo do projeto serão elaborados documentos das atividades realizadas, assim como um experimento cênico a ser socializado publicamente.
Os encontros acontecerão às sextas-feiras, das 14h às 17h no Instituto Equipe e envolvem deslocamentos para outras regiões de São Paulo e possivelmente disponibilidade para encontros em outros horários, de acordo com a atividade a ser realizada. Os participantes serão orientados e acompanhados pelo educador Gabriel Máximo, professor de Teatro do Colégio e pela coordenadora dos projetos sociais, Celina Fernandes.
As principais atividades propostas, que envolvem refugiados, imigrantes e alunos, são:
Como se trata de um projeto piloto, entendemos que os participantes contribuirão para encaminhamento e avaliação das atividades propostas, visando o aprimoramento do projeto para suas posteriores versões.
As inscrições acontecerão no início de agosto quando enviaremos outro comunicado.
Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.
Instituto Equipe Cultura e Cidadania
30/06/2017
Caros pais e alunos,
Desde 2016, realizamos uma série de encontros e conversas com um grupo de refugiados e imigrantes que se dispuseram a construir em parceria com o Instituto Equipe um novo projeto social destinado aos alunos de Ensino Médio. Nesses encontros, que envolveram alunos, ex-alunos, pais e educadores, tivemos como objetivo principal nos aproximarmos de suas culturas, das condições de saída dessas pessoas de seus lugares de origem, dos deslocamentos que fizeram até chegar a São Paulo e das condições de vida que levam no Brasil.
O tema inicial, proposto pelos refugiados e imigrantes para pautar nossas conversas e reflexões e que balizou a elaboração do projeto, foi o desejo e a necessidade de levar os brasileiros a mudarem a representação que têm deles. Esse tema girava em torno do sentimento partilhado por eles de indignação diante da falta de políticas concretas por parte do Estado para acolhê-los e de surpresa diante do imaginário social com que se deparavam cotidianamente, um imaginário marcado pelo preconceito e pela discriminação.
O projeto que desenvolveremos a partir de agosto de 2017, em parceria com a ONG África do Coração, tem como propósito principal contribuir para a ressocialização dos participantes e consiste na realização de um processo teatral, baseado na estética do teatro documentário. Pretende, nesse sentido, ampliar o referencial teatral dos participantes, assim como fomentar a reflexão crítica, a autonomia, e as trocas simbólicas entre os dois grupos. Ao longo do projeto serão elaborados documentos das atividades realizadas, assim como um experimento cênico a ser socializado publicamente.
Os encontros acontecerão às sextas-feiras, das 14h às 17h no Instituto Equipe e envolvem deslocamentos para outras regiões de São Paulo e possivelmente disponibilidade para encontros em outros horários, de acordo com a atividade a ser realizada. Os participantes serão orientados e acompanhados pelo educador Gabriel Máximo, professor de Teatro do Colégio e pela coordenadora dos projetos sociais, Celina Fernandes.
As principais atividades propostas, que envolvem refugiados, imigrantes e alunos, são:
Como se trata de um projeto piloto, entendemos que os participantes contribuirão para encaminhamento e avaliação das atividades propostas, visando o aprimoramento do projeto para suas posteriores versões.
As inscrições acontecerão no início de agosto quando enviaremos outro comunicado.
Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.
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