EM – 3ª Série – Pintura do muro

06/10/2020

Caros pais dos alunos e alunas da terceira série do Ensino Médio,

Temos conversado nas aulas de Orientação Educacional sobre formas possíveis de os estudantes se despedirem da escola no contexto da pandemia e do ensino remoto.

Após discutirmos e concluirmos que é importante resgatar o sentido destes rituais que já faziam parte do imaginário dos estudantes, dos educadores e da própria instituição escolar, começamos a pensar em modos diferentes de realizarmos alguns deles.

Um dos que foi lembrado foi a pintura do muro interno da frente da escola. Avaliamos juntos que seria importante que a turma deste ano também deixasse sua recordação física nas paredes da escola.

Seguindo os protocolos de segurança para reduzir as chances de contaminação pelo coronavírus, a atividade foi estruturada da seguinte maneira:

1. Todo o grupo de alunos da terceira série será dividido em seis grupos com até 10 integrantes.
  2. Cada um dos seis subgrupos irá em dias diferentes pintar uma parte do muro (que também foi dividido em seis).
  3. Quem define o dia/participante serão os próprios estudantes, telefonando para a escola e dizendo o dia que podem/querem ir.
  4. Os dias serão 13, 14 e 15 de outubro e 20, 21 e 22 de outubro, sempre das 9h ao meio dia.
  5. Além da pintura do muro, neste dia, os estudantes serão convidados a participar de uma atividade física, conduzida por um dos nossos professores de Educação Física, com o objetivo de intensificar a interação entre eles.
  6. Alguns professores de outras disciplinas também estarão presentes para acompanhar a atividade e matar um pouco a saudade.
  7. Os estudantes inscritos para a pintura não participarão das aulas online do dia, mas não receberão falta. Entretanto, devem procurar os colegas para se colocarem a par do conteúdo que foi perdido.
  8. Essa atividade não é obrigatória.
  9. Os estudantes devem comparecer à escola usando máscara (levando mais uma ou duas para repor, caso haja necessidade). Ao chegarem, a temperatura será aferida e devem higienizar as mãos com álcool 70%, assim como passarem por tapete higienizante. Também devem levar sua própria garrafa de água e lanche, porque a cantina da escola não estará funcionando.
  10. Os materiais que a escola disponibilizará serão higienizados antes do uso.
  11. O grupo será orientado a manter o distanciamento de um metro e meio de distância entre eles durante toda a pintura e também durante a realização da atividade física.
  12. Todas essas orientações serão trabalhadas nas aulas de Orientação Educacional desta quinta-feira, 8 de outubro.

Após o término da pintura, vamos conversar novamente sobre como foi o processo e avaliar a possibilidade de fazermos outra atividade, para que todos e todas vejam como ficou.

Esperamos que seja um momento significativo para a turma e que possa inspirar outras formas de despedida da escola.

Luciana B. Fevorini
Orientadora Educacional e Pedagógica da 3ª série

EM – 3ª Série – Pintura do muro

06/10/2020

Caros pais dos alunos e alunas da terceira série do Ensino Médio,

8. Essa atividade não é obrigatória.
  10. Os materiais que a escola disponibilizará serão higienizados antes do uso.

Luciana B. Fevorini
Orientadora Educacional e Pedagógica da 3ª série