Suspensão das aulas presenciais

04/03/2021

Familiares, alunos e educadores do Colégio Equipe,

Demos início às aulas presenciais na escola de acordo com o que foi planejado em cada ciclo.  Em uma primeira avaliação, ressaltamos o espírito e o esforço de colaboração das famílias, estudantes e educadores com os procedimentos propostos;  a alegria da maioria dos estudantes com o encontro presencial; o vislumbre de novas possibilidades de orientação de estudos com a alternância entre as atividades presenciais e as mediadas por tecnologias; a preocupação, o esforço e o compromisso  dos educadores com as exigências dessecontexto; o caráter educacional, coletivo e solidário que essa situação de encontro exige de todos.

Nesta semana completamos um primeiro ciclo que ofereceu oportunidade para que todos os estudantes, cujas famílias inicialmente autorizaram a presença, comparecessem nas atividades na escola. De forma geral, podemos afirmar que está sendo possível manter as condições de distanciamento durante as aulas e nos momentos de entrada e saída; o uso correto e orientado da máscara; as condições protegidas pelo distanciamento na alimentação;  a manutenção dos grupos fixos de convívio entre os alunos; o afastamento de todos os que apresentam sintomas, com a  comunicação imediata e transparente para os grupos envolvidos. Tudo isso só é possível com o compromisso e esforço adicional de todos.

No entanto, acompanhamos com apreensão o recrudescimento da transmissão da COVID-19 na nossa cidade, com a crescente restrição na disponibilidade dos serviços de saúde e no atendimento dos que necessitam. Como afirma o Conas, conselho que reúne 27 gestores estaduais da área da saúde, estamos no momento mais crítico da crise sanitária no nosso país.  Como forma de evitar o colapso das redes assistenciais privadas e públicas, o referido conselho recomenda, entre outras medidas, a suspensão das aulas presenciais. O governo do estado decretou a implementação da fase vermelha do Plano São Paulo em todas as regiões, com a recomendação de que só as pessoas em maior situação de vulnerabilidade acessem presencialmente as escolas.

Avaliando o cenário e o contexto que envolve o Colégio Equipe, nosso encaminhamento é por suspender as atividades presenciais na escola, a partir do dia 08 de março, para todos os ciclos. Entendemos que essa é, nesse momento, a forma de contribuir com as medidas sanitárias e de preservar as condições de saúde da nossa comunidade.

Vamos discutir esse encaminhamento com educadores, estudantes e famílias. Para as famílias interessadas, agendamos um encontro por ciclo,  conforme calendário abaixo:

• EI e EFI – dia 9 de março às 19h30*
  • EFII – dia 11 de março às 19h30*
  • EM – dia 08 de março, às 20h30*

Como sempre, a Orientação está disponível para discutir situações particulares e demandas individuais.

Agradecemos novamente o compromisso de cada um com as aprendizagens de nossos estudantes nesse momento.

* Links enviados por e-mail. Caso não tenha recebido entre em contato com suporte@colegioequipe.g12.br

Direção do Colégio Equipe

Suspensão das aulas presenciais